Coronavírus

Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica e o Coronavírus. Qual a relação?

Divulgação - 721
Curva do Coronavírus em Anita Garibaldi

Considerando que nesta semana a Secretaria da Saúde de Anita Garibaldi constatou COVID-19 em crianças, a orientação para a publicação da matéria dessa edição é um alerta sobre a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, descrita pela primeira vez, em abril de 2020, pela Sociedade de Pediatria do Reino Unido.

Consiste em uma apresentação rara, aguda e grave provavelmente associada ao Coronavírus, cujos sintomas iniciais incluem febre persistente > 38,5ºC, lesões de pele variadas, conjuntivite, dor abdominal, diarreia e vômito que evoluem para choque, alterações cardíacas ou de coagulação. O que chama atenção é que geralmente apresentam poucos sintomas respiratórios e alterações laboratoriais importantes. Todas as crianças apresentam IgG+ para Coronavírus, caracterizando uma síndrome pós-infecciosa.

Por se tratar de uma doença nova e com um caminho longo pela frente de descobertas a respeito de tratamentos, vacinas e até mesmo complicações e sequelas da COVID-19, a Secretaria de Saúde de Anita Garibaldi orienta atenção redobrada dos pais com relação a seus filhos, principalmente nas questões de higiene e de distanciamento social.

O mapa acima demonstra o risco potencial na nossa região, que permanece grave. O outro mapa demonstra à curva do município de Anita Garibaldi e o gráfico é a recomendação acentuada da necessidade de isolamento.


Imagens



correiodoslagos

EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos