Outubro rosa e branco

Kely Matos - 681

O mês de outubro é dedicado à prevenção do câncer de mama e de colo de útero, e nesse mesmo mês, no dia 18, celebra-se um dia especial, de uma profissão essencial para cuidar da saúde das pessoas, transmitir confiança e curar doenças como o câncer. O Dia do Médico é representado nesta edição por uma profissional que há pouco mais de três meses desempenha suas funções no município de Anita Garibaldi.

Fernanda Ronzani Busato tem 26 anos, é natural da cidade de Curitibanos/SC e se formou em Medicina pela Unisul em 2019. Fernanda trabalha há três meses no município, na Unidade Básica de Saúde Dr. Clóvis Cechin.

Correio dos Lagos - O que te fez escolher o município de Anita para trabalhar?

Fernanda Ronzani Busato - Assim que me formei surgiram algumas oportunidades de trabalho. Fui conhecer minhas opções e escolhi Anita pela simpatia, carisma e educação das pessoas que conversei naquele dia, e a cada dia que passa tenho mais certeza que fiz a escolha certa.

Correio dos Lagos - Como avalia a saúde no município?

Fernanda - Gosto muito da organização da Unidade Básica de Saúde, o sistema de agendamento de consulta é excelente e garante que todos os pacientes sejam atendidos, evitando a formação de filas desnecessárias. Existem diversos medicamentos, além dos determinados pelo Governo Federal na nossa Farmácia Básica, que são escolhidos de acordo com a demanda da população e pagos pelo município. Os exames são realizados com certa agilidade, comparado ao que é feito na capital do estado, por exemplo, onde os prazos são muito maiores. Além disso, somos uma equipe multidisciplinar bem unida que está sempre discutindo sobre melhorias no tratamento dos pacientes.

Correio dos Lagos - O mês de outubro chama a atenção para os cuidados das mulheres, principalmente na prevenção do câncer de mama. Na sua visão, qual a importância de dedicar um mês a essas ações?

Fernanda - A prevalência do câncer de mama é alta, e no Sul é uma das maiores do país. Se descoberto precocemente, as taxas de cura chegam a 90%, por isso é tão importante realizar esse mês de conscientização e orientação das mulheres quanto aos cuidados com sua saúde em geral.

Correio dos Lagos - Você acredita que campanhas podem auxiliar nos cuidados com a saúde e, principalmente, na prevenção de doenças?

Fernanda - Com certeza! Muitas vezes as pessoas não têm conhecimento sobre determinados tipos de doença ou sobre os cuidados que devemos ter para preveni-las. Quando são realizadas essas campanhas o acesso à informação aumenta e as pessoas passam a ter maior cuidado com sua saúde de maneira geral.

Correio dos Lagos - A maioria das pessoas nas pequenas cidades residem no interior dos municípios, sendo que muitas vezes o acesso a saúde é mais difícil. Na sua percepção, o que poderia ser feito para que as informações cheguem mais facilmente nesse público?

Fernanda - Campanhas específicas para eles em local de acesso facilitado. Pensando nisso, no início do mês foi realizada uma campanha sobre a saúde da mulher rural, com palestras de diversas especialidades focadas no cuidado com a saúde.

Correio dos Lagos - 18 de outubro é o Dia do Médico. O que te fez escolher essa profissão?

Fernanda - Desde pequena fazia trabalho voluntário através da escola, a partir disso surgiu a vontade, cada vez maior, de ajudar as pessoas e vi na Medicina um dos meios para isso.

Correio dos Lagos - Pretende se especializar em alguma área da Medicina?

Fernanda - Sim, em Oncologia Pediátrica.

Correio dos Lagos - O que diria para os jovens que estão ingressando nas universidades e escolheram a Medicina para suas futuras profissões?

Fernanda - Meu conselho é que estudem e se dediquem bastante, porque a recompensa virá em cada sorriso ou abraço apertado dos pacientes.


Imagens



correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos