O temido AVC. O que é?

O dia 29/10 é considerado o Dia Mundial do AVC. Esta data não é motivo de comemoração, mas sim de alerta, onde as ações de prevenção são enfatizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi.

Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de AVC - Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como derrame, significa que ela está enfrentando um problema de circulação sanguínea no cérebro. O AVC é considerado uma emergência médica e necessita de atendimento o mais rápido possível. As sequelas do AVC requerem um longo tratamento e acompanhamento.

De acordo com os dados atuais, os principais fatores de risco que podem levar ao AVC são hipertensão, sedentarismo, colesterol alto, dieta ruim, obesidade, estresse, tabagismo, doenças cardíacas, alcoolismo e diabetes.

O AVC é a segunda causa que mais mata no Brasil e a primeira causa de incapacidade. Atualmente ele mata em torno de 68 mil pessoas ao ano no Brasil e acomete geralmente pessoas com mais de 60 anos. Na maioria das vezes não causa dor.

Estatísticas mostram que uma em cada quatro pessoas se recupera totalmente se receber o tratamento trombolítico para desobstruir a artéria em até 1h30 após o início do AVC. Quando o tratamento ocorre em 3 horas de evolução da doença, apenas uma a cada sete pessoas vai se recuperar totalmente. "Por isso a importância das pessoas identificarem os sintomas e procurarem por atendimento", explica a fisioterapeuta Bianca Neves, responsável pelos atendimentos de fisioterapia no protocolo Pedia Suit da Secretaria Municipal de Anita Garibaldi.


Imagens



correiodoslagos

EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos