Aumento de casos de Covid-19 em Anita preocupa

A Secretaria Municipal da Saúde de Anita Garibaldi, dando continuidade à informação para a população a cerca da Covid-19, vem apresentar a atualização da curva de casos da doença no município. Nestes últimos dias, conforme já apresentado, os casos aumentaram consideravelmente, o que reforça a necessidade de as pessoas redobrarem os cuidados, intensificarem as medidas de segurança e saírem de casa o mínimo possível.

O município de Anita Garibaldi ultrapassou os 400 casos positivos nesta quarta-feira, dia 02 de dezembro, e tem 86 pessoas com o vírus ativo. Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Gehrke, o município teve um aumento considerável de pacientes positivos. "Esse aumento já vinha sendo previsto devido aos descuidados de um período para cá. Em setembro tivemos uma diminuição considerável de casos. A gente vem de um período de inverno e agora mudou, começaram os feriados, tivemos eleição, o clima esquentou e a consequência é o aumento do número de casos. Percebe-se que está sendo a nível de região e estado, estamos na cor vermelha do mapa e é preocupante", destaca Rodrigo.

Segundo ele, a média de testes aplicados para Covid alguns dias atrás era de 15 a 20 por dia, e de sexta-feira (27/11) para cá o número de testes diários está sendo de 60 a 70 testes aplicados por dia. "Aumentou a procura e o número de casos, e percebemos que hoje os pacientes que estão chegando na Unidade de Saúde e são encaminhados para testes, são pacientes com sintomas, antes eram pacientes assintomáticos e agora já chegam com sintoma gripal ou algum outro sintoma. Isso é preocupante, pois a partir do momento que se tem sintoma é mais fácil de transmitir o vírus e a saúde está em risco".

Com relação ao atendimento nas Unidades de Saúde, o secretário destaca que novamente terão restrições. "Pedimos que as pessoas procurem a Unidade de Saúde se realmente tiverem um sintoma, ou seja, de extrema necessidade. Agora não é o momento de fazer exames de rotina, esses podem aguardar".

Já é de conhecimento de todos, mas o uso de máscaras, higiene das mãos é fundamental, sendo esta, a única forma de prevenção. Os cuidados não podem ser esquecidos. "Percebemos que o comércio está fazendo a sua parte e continua atento aos cuidados, o que ocorreu é um descuido das pessoas na rua, e o aumento de casos entre a juventude", comentou Rodrigo enfatizando, também, que um pedido de vacina foi protocolado, mas não sabem quando virá e como será essa distribuição.

A única maneira de conter a propagação e circulação do vírus é evitar as aglomerações, manter o distanciamento social, usar máscara, higienizar as mãos e sair de casa somente quando necessário.


Imagens



correiodoslagos

EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos