Ações do Dia D de prevenção contra as Hepatites Virais em Cerro Negro

Assessoria de Comunicação-669

No último sábado (27), a Secretaria Municipal de Saúde de Cerro Negro realizou o Dia D de prevenção mundial contra as Hepatites Virais. A UBS de Cerro Negro atendeu a população durante o dia todo, aplicando vacinas e também realizando testes rápidos para quatro tipos de doenças: Hepatite B e C, Sífilis e HIV.

Segundo a enfermeira Luciana, uma das responsáveis pelas vacinas, as pessoas de mais idade, principalmente, ainda não têm a vacina contra a Hepatite. "Por isso é muito importante que venham até a UBS para se vacinar e se prevenir", frisou.

Além de sábado, que foi o dia especial de prevenção, as vacinas estão disponíveis na UBS de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Basta trazer a carteira de vacinação para verificar se é preciso se vacinar. Os testes rápidos também estão disponíveis todos os dias, com livre demanda, não sendo preciso agendamento e nem solicitação médica. Os testes são anônimos e de 15 a 20 minutos sai o resultado. A enfermeira Juliana destaca: "É muito importante que se venha fazer os testes rápidos todo o mês ou a cada dois meses, principalmente os grupos de riscos que estão mais expostos a contágios das doenças".

Campanha Julho Amarelo

Julho é considerado o mês da conscientização e prevenção das hepatites virais, com a Campanha Julho Amarelo. A Hepatite é caracterizada por uma inflamação do fígado e, em muitos casos, é silenciosa o que aumenta o risco de evoluir para complicações como cirrose e até câncer. As hepatites mais comuns são do tipo A, B e C. A Hepatite A é mais leve e possui vacina, a B tem vacina mas não tem cura. A do tipo C não tem vacina, mas tem tratamento com toda medicação fornecida pelo SUS.





correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos