Expectativa de boa colheita de uva em Celso Ramos

Kely Matos - 643

Celso Ramos vem se destacando na produção de frutas com ênfase para a viticultura, que visa a produção de uvas.

Investindo na cultura desde o ano de 2008, quando a administração municipal buscou incentivar os agricultores a investirem em outras fontes de renda, e avaliando o clima da região, Ronaldo Carlos Bonamigo acreditou que era possível e viu na produção de uvas uma nova renda para sustentar a família no meio rural.

Ronaldo é morador da comunidade de Caravágio, e aproveitou o incentivo da administração municipal que na época disponibilizou porta enxertos para 1 hectare de terra e os agricultores aplicaram na estrutura.

Atualmente Ronaldo possui 4 hectares de terra produzindo uva e estima colher aproximadamente 80 mil kg da fruta nessa safra, porém os investimentos não param e o agricultor tem mais ½ hectare com a cultura.

O município possui 28 produtores e a estimativa é colher neste ano 500 toneladas da fruta. De acordo com o secretário de Agricultura, Joldemir de Nez, a secretaria auxilia os produtores com a assistência técnica e com enxertos e de acordo com ele, os agricultores que pretendem investir na cultura, podem procurar a secretaria para maiores informações.

O agricultor Bonamigo emprega durante a colheita que dura em média 15 dias, de 18 a 20 pessoas, porém os cuidados diários são realizados pela família. Além da uva, ele também produz fumo que neste ano tem expectativa de colher 5 mil kg.

A venda da uva em sua maioria da variedade bordô é comercializada com produtores de vinho das cidades de Videira e Pinheiro Preto/SC e produtores de suco de uva de Jaborá, além da comercialização direta, onde a população vai até a propriedade e tem a oportunidade de acompanhar a colheita na parreira.

Ronaldo é casado com Marli Vargas Lemos Bonamigo e tem dois filhos: o Daniel de 10 anos que já auxilia o pai com a cultura da uva, e Vinicius de 3 anos.

A equipe do Correio dos Lagos esteve na propriedade no dia 22 juntamente com o vice-prefeito Elcio Junior Pelozatto (Berete), o qual enfatizou a importância dos investimentos na uva, que geram renda para as famílias e contribuem para o desenvolvimento do município.


Celso Ramos deve colher 500 toneladas de uva 

Com incentivo na assistência técnica aos produtores de uva, a Administração Municipal de Celso Ramos, por meio da Secretaria de Agricultura, está acompanhando a colheita da uva, já iniciada no município.

Com uma área total de 30 hectares, a previsão é de uma produção de 500 toneladas nesta safra. Na propriedade do produtor Altevir Ferrari, na comunidade de Entre Rios, a área é de 6 mil metros de cultivo do fruto da variedade bordô, que é comercializada para o município de Pinheiro Preto/SC. A produção é familiar com a participação dele, da esposa e os dois filhos.

O município fornece toda a assistência técnica necessária aos produtores de Celso Ramos, não só na produção da uva, mas em todas as demais atividades desenvolvidas pela agricultura familiar.


Imagens



correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos