BAESA e ENERCAN premiam agricultores que protegem o meio ambiente

Assessoria de comunicação - 626

A sétima edição do Programa de Conservação da APP (Área de Preservação Permanente) da BAESA e da ENERCAN repassou um montante de R$ 51 mil a moradores lindeiros aos reservatórios das Usinas Hidrelétricas Barra Grande e Campos Novos que adotaram as ações mais efetivas em defesa do meio ambiente. Ao todo, 24 famílias rurais foram premiadas em cerimônia realizada na última sexta-feira, dia 28 de setembro, em Anita Garibaldi (ver lista ao lado).

Criado com o objetivo de reconhecer e valorizar os moradores lindeiros que adotam boas práticas de preservação do meio ambiente, o Programa de Conservação da APP quer fortalecer a conscientização ambiental e premiar os agricultores que efetivamente ajudam a proteger a mata ciliar e, assim, contribuem para a manutenção da biodiversidade.

A avaliação dos participantes é feita por uma comissão julgadora que visita pessoalmente as propriedades e avalia ações que beneficiam o meio ambiente, como proteção de matas ciliares, nascentes e mananciais de água, recuperação de áreas degradadas, implantação de reserva legal na propriedade, manutenção de cercas para proteção da APP, registro no CAR (Cadastro Ambiental Rural) e outras. Posteriormente é feita a soma de pontos atribuídos a cada ação ambiental adotada e os moradores lindeiros que alcançam as maiores pontuações são premiados. Confira os vencedores: 






BAESA realiza ações durante a Semana de Sustentabilidade


A premiação do Programa de Conservação da APP (Área de Preservação Permanente), o lançamento da cartilha "Plantas Medicinais e o Relógio do Corpo Humano" e a realização de diversas palestras foram os destaques da Semana de Sustentabilidade BAESA, organizada de 24 a 28 de setembro, em municípios da Região dos Lagos.  

A programação começou com o plantio de mudas nativas na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Anita Garibaldi. A atividade contou com a coordenação da engenheira ambiental Juliana Gracietti, da ONG Bem Fazer, e a participação dos alunos da turma do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da professora Débora Wentz Mattos.

Também no dia 24, alunos do Plano Anual de Atividades Esportivas de Cerro Negro visitaram o Viveiro de Mudas Berço das Araucárias e participaram de uma atividade educativa com orientações sobre plantio de mudas e a importância das árvores para a preservação do meio ambiente. Ao final da atividade, eles ganharam mudas de espécies nativas.

Outra atração foi o lançamento da cartilha "Plantas Medicinais e o Relógio do Corpo Humano" na cidade de Vacaria. Elaborada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, a publicação destaca a utilização de plantas com fins medicinais, uma ótima opção para cuidar da saúde.

A preocupação com a saúde também levou a BAESA a promover palestras sobre cuidados e prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). A médica neurologista Elisa Rocha e o enfermeiro André Faria ministraram palestra sobre o tema na Escola Padre Antônio Vieira e no Centro de Atendimento Socioambiental, ambos em Anita Garibaldi.

A programação contou ainda com palestras sobre produção orgânica de hortaliças e o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Serra Catarinense, mateada cultural em Campo Belo do Sul, caminhada com os participantes do projeto Envelhecer com Saúde e Qualidade de Vida, de Pinhal da Serra, e a revitalização do jardim da Escola Nicanor Kramer da Luz, em Esmeralda.















correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos