Vereadores e a transparência em Anita

13 Abril 2018 15:07:00

Antes de fechar a coluna tentamos falar com o prefeito João Cidinei sobre as questões. Até para termos um contraponto. Mas o fato é que os vereadores estranham a falta de transparência do Paço em relação a alguns temas. Apontam a falta de detalhamento de dados para permitir conhecimento mais seguro daquilo que está acontecendo na administração de Anita. É o que cita, inclusive com cautela para não dar impressão que é só oposição, o vereador Célio Xavier (PSD).

Nesta semana estava previsto para dar entrada na Câmara de Vereadores projeto de lei criando dois ou três cargos na estrutura administrativa da Prefeitura de Anita. "O problema é que pedimos informação para saber quanto está o índice da folha e o prefeito não informou", pondera Célio Xavier. Ele insiste que nem se trata de oposição, mas de necessidade de conhecimento. "Até para a gente não autorizar contratar mais gente se o índice da folha já estiver no limite ou até além daquilo que a lei permite".

Outra ponderação dos vereadores é sobre os gastos com a Festa do Migrante no ano passado. Até agora não se sabe ao certo quanto que a prefeitura de Anita Garibaldi gastou e aonde foram feitas as despesas. Os vereadores não sabem se a ausência dessas informações é por falta de fechamento de algum dado ou porque o próprio prefeito não tem conhecimento (ainda) daquilo que lhe é questionado. Com a palavra o próprio prefeito. Se é que há algo a ser dito e divulgado sobre as ponderações de pertinência inconteste!


FICA, COMPADRE? - Surgiu um clima chato no encontro do PSD que marcou a despedida de Colombo do mandato. Pré-candidato ao governo, Gelson Merísio, disse que aquele secretário que não pedisse para deixar a equipe de Pinho seria desfiliado do PSD. João Alberto Duarte, como se sabe, segue na ADR. O anitense não escondeu a chateação com Merísio, inclusive porque está na ADR por encaminhamento de Colombo. "Eu me reporto ao Raimundo e não ao Merísio".





COM COLOMBO - Não foi lá essas coisas a presença de lideranças da Região dos Lagos no 'ode' de despedida ao mandato de Colombo. Prefeito Tito Freitas de Capão Alto estava por lá, assim como o vereador Célio Xavier de Anita e mais uma ou outra liderança da região. Pessoal preferiu tirar o sábado para catar pinhão que ir dar um 'tchamanhã' ao sainte do comando do Estado.





DESENCONTROS NO ENCONTRO - Não há fatos novos sobre o ajuntamento partidário para a eleição estadual deste ano. A despedida do mandato de Colombo colocou líderes do PSD, PP, PSB, além de PPS e até PT num mesmo ambiente. Merísio segue dizendo que é o 'caminho, a verdade e a vida' do PSD e Júlio Garcia declarando que é loucura apostar num nome com menos de 10% de intenção de votos, enquanto tem no agrupamento gente com quase 30%, numa referência a Amin. Colombo, por seu turno, acenou lealdade ao MDB pela boa relação construída nesses sete anos, mas deixa Garcia e Merísio se digladiarem dentro do PSD. Ou seja, definição mesmo somente nesses próximos cento e poucos dias que antecedem o fechamento de coligações.





LULA PRESO - Nas peleias da vida temos que respeitar os posicionamentos diferentes. Se há alguns comemorando a prisão do ex-presidente Lula, outros veem isso como um atentado contra o líder petista. É um acontecimento que nos entristece e, por uma questão de respeito, solidarizamo-nos com aqueles líderes aqui da Região dos Lagos já que a caminhada construída até aqui teve trabalho, torcida, voto e crença de gente da nossa gente. O Brasil vai superar essa fase. Tenhamos juízo, paciência e crença!





DEU MP - Administração de Campo Belo foi chamada na chincha pelo Ministério Público por causa da balsa que vai ao Cerrito pela localidade dos Machados. Prefeitura terá que corrigir irregularidades que comprometem a segurança dos usuários. Evidência de que o Promotor de Justiça Eliatar Silva Junior está bem atento a demandas que envolvem a comunidade. Prefeitura informou que atenderá recomendações do MP antes dos 30 dias de prazo dado para resolver a situação. Tem coisa que é só com a Promotoria de Justiça em ação para resolver!


CARMEN NO CERRO - "Já vencemos muitas lutas, avançamos, mas ainda temos muito para conquistar, seja em casa ou no trabalho. Ainda não recebemos os mesmos salários que os homens mesmo desempenhando a mesma função e somos a minoria na política". Pregação da deputada Carmen Zanotto, durante o Encontro de Mulheres no Cerro Negro. Enquanto participava do evento para 300 mulheres, Carmen Zanotto estava com a cabeça no fechamento da janela de trocas partidárias. Tinha convite do DEM, PSDB, PR, PSD e até MDB para deixar o PPS. Ela resistiu e vai á reeleição pelo mesmo PPS do vice-prefeito Lai Moraes do Cerro. 





APERTA CORUJA - Deputado Fernando Coruja protocolou pedido de Informação ao secretário da Infraestrutura. Ele quer saber (anitenses também) se a empresa Planaterra de Chapecó está executando obras previstas na ordem de serviço entregue em novembro de 2016. O documento previa pavimentação asfáltica do trecho de 25 quilômetros entre Anita Garibaldi e Celso Ramos, com um investimento de R$ 38 milhões. O deputado quer saber em que fase se encontra o andamento das obras e qual o percentual já executado.


MAIS CORUJA - Coruja ainda quer saber qual o montante de recursos pagos à empresa contratada até o presente momento e ainda qual o montante de recursos disponíveis para 2018. O parlamentar solicita cópia do cronograma de pagamento e respectivas planilhas. Coruja também questiona se houve aditivo ao contrato e em caso afirmativo, solicita cópia do termo aditado. Ele indaga se estão sendo cumpridos os pagamentos por parte do Estado à empresa contratada.





FORA DO MDB - Já é de domínio público a decisão de Coruja de se desfiliar do MDB e ingressar no Podemos para ficar apto a concorrer ao Senado. Com essa decisão Juarez Mattos passaria a ser o cara do MDB para disputar eleição a Estadual. Há prosas em busca do consenso nesse sentido. Mas ainda não tem nada definido!


CAMPO BELO - Juarez Mattos pilotou com o diretor da Secretaria de Estado da Agricultura uma audiência na busca de recursos para a Expofeira de Campo Belo - evento que acontece dias 27 e 28 de abril no Parque Sobradinho. Ideia é garantir uns R$ 10 mil do Estado para ajudar nos custos do evento. 





MOÇÃO DE APELO - Vereadores Ina Mattos, professor Hugo e Paulo Chatão são autores da proposição para a Câmara de Vereadores de Anita enviar ao Governo do Estado uma 'moção de apelo'. Pedem no documento que sejam liberados os recursos do Fundam II. A essas alturas, nem de joelho se consegue os pilas porque esses recursos não existem. Foi o conto para enganar prefeito (e população). Ao invés de apelo, tem que ser uma moção de 'desespelo'


HOSPITAL - Paulo Amorim tem insistido para corrigirmos que o Senador Bauer está viabilizando um aparelho de ultrassonografia e não um simples equipamento de Raio-X ao Hospital Frei Rogério de Anita. A gente até demorou em corrigir a informação incorreta para ver se o aparelho chegava. Até porque, embora os documentos indiquem como algo garantido, a essas alturas, temos que ser um pouco de São Tomé, só acreditando vendo!





correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos