Um pedido ao Comandante!

Por Edson Varela - 643

Prezado governador Carlos Moisés!

Esses 71% de votos obtidos ano passado se deram também pela crença do eleitorado deste canto meio esquecido do Estado. É a Região dos Lagos, rica em geração de energia, mas pobre em acessos rodoviários. Quando se soube que investir em infraestrutura é uma de suas prioridades, houve um contentamento bem grande nestes lados. Mas tem coisa urgente que precisaria de continuidade.

Os prefeitos João Cidinei (Anita) e Ondino Medeiros (Celso Ramos) têm uma prosinha rápida com Vossa Excelência, nesta sexta-feira, 01. Com ajuda dos deputados Titon, Marcius e Berlanda, querem seu apoio, governador, para que as obras de pavimentação da SC-390 sejam retomadas. O trecho de Anita a Celso tem até medições feitas pela empresa Planaterra, mas está tudo parado porque o governo anterior não pagou o trabalho executado.

Seria uma judiaria essa obra parar e ter que ser feito todo o processo licitatório de novo. Isso implicaria em demora, atraso e, por causa disso, em maior transtorno para quem precisa. Os prefeitos e vereadores aqui da Região dos Lagos vão reforçar esse pedido pessoalmente. Ajuda Comandante!


OUTRA AUDIÊNCIA - Além dessa rápida audiência prevista para a sexta-feira, 01, prefeito João Cidinei, juntamente com os prefeitos Lucimar Salmória (Abdon) e Milena Becher (Vargem) querem uma agenda em fevereiro com o governador Carlos Moisés. Pretendem explicar o significado da pavimentação da estrada ligando Anita, Abdon e Vargem. E incluir a obra nos projetos a serem executados pelo novo governo.



COM A VICE-GOVERNADORA - Vice-governadora Daniela Reinehr esteve em Campos Novos na segunda-feira, 28. Efetuou a entrega de equipamentos para 63 municípios, incluindo Anita e Celso Ramos. Oportunidade que o prefeito João Cidinei aproveitou para costurar audiência na capital para apresentar demandas aqui da Região dos Lagos.



VARGEM NA FECAM - Dos prefeitos do lado catarinense da Região dos Lagos quem esteve integrada na posse da Fecam foi à prefeita Milena Becher. Ela inclusive foi eleita vice-presidente do Consórcio Intermunicipal Catarinense. Essa atuação permite dialogar com gestores na busca do atendimento de demandas locais. Prefeita Milena, por exemplo, esteve com o governador Carlos Moisés e dirigentes da Fiesc, cuja parceria com os municípios propõe soluções e apoio de gestão. E não é discurso. São questões práticas que estão a caminho.



AUDITORIA EM ANDAMENTO - Vencida a burocracia para contratação da empresa, iniciaram na segunda-feira, 28, os trabalhos da auditoria interna que coletará os dados sobre a realidade financeira na Prefeitura de Anita Garibaldi. Segundo o prefeito João Cidinei, após concluído os trabalhos e levantadas as informações, o conteúdo será divulgado para que a população tenha uma noção mais ampla da realidade.


CAOS NO INTERIOR - Nas redes sociais tem se multiplicado reclamações sobre condições de estradas no interior de Anita Garibaldi. Mas João Cidinei disse que ele tem conhecimento e consciência da situação. "Não temos estrada no município inteiro. Está um caos. Só posso pedir paciência e informar que estamos tomando providências", cita o prefeito.


MULTIPARTIDARISMO - Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Anita Garibaldi, ocorrida ainda em dezembro passado, evidenciou que prevalece a boa relação entre os vereadores, independente da questão partidária. Tanto que o presidente Hugomar é do PT, o vice Antônio Figueiró é PSB, mesma sigla do vereador Tiola, integrante da Mesa. E o quarteto que dirige os trabalhos neste ano é formado ainda pelo vereador Ina Matos (PP). Quem sabe dessa mistura de siglas não sai um projeto majoritário para o ano que vem?



CAMPO BELO É QUINTO - No apagar das luzes de 2018 a Secretaria de Estado da Fazenda divulgou dados do valor adicionado de 2017 que serve de parâmetro para retorno de ICMS neste novo ano. Campo Belo do Sul aparece no ranking como o 5.º com maior movimentação econômica na Serra Catarinense. Fica atrás apenas de Lages, São Joaquim, Otacílio Costa e Correia Pinto.



OUTROS DADOS - De acordo com a Secretaria da Fazenda, na lista dos 18 municípios da Amures, há apenas cinco com menor movimentação econômica que Anita Garibaldi. Com seus R$ 68 milhões de movimentação econômica, Anita está atrás, por exemplo, de Capão Alto que por causa do agronegócio fechou com quase R$ 86 milhões em 2017. São esses valores que repercutem no retorno de impostos para este ano.


SEGUNDO VICE - Prefeitos de Anita Garibaldi, Cerro Negro e Campo Belo ficaram fora da diretoria da Amures. Para a Região dos Lagos não ficar apenas pagando a conta (porque a mensalidade da Amures é cara), prefeito Tito Freitas ficou como 2.º vice-presidente. Aliás, cargo equivalente para o prefeito Doutor Tadeu no Cisama, o consórcio de Meio Ambiente gerido pela Amures. 



DE TEBALDI À ANITA - Presidente do PSDB aqui em Anita, Paulo Amorim, pedindo para reforçar a conquista para a área de saúde do município. Ao concluir o mandato de Federal (ele não se reelegeu), deputado Tebaldi destinou uma ambulância para o município. Amorim aponta que essas parcerias com resultados práticos para a vida das pessoas fazem toda a diferença. E tanto Tebaldi lá em Joinville quanto Amorim aqui em Anita seguirão na peleia política, pelo PSDB, é claro!




correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos