Lucimar Salmória e o legado para Abdon

Edson Varela - 740

Vai ter gente dizendo: - Com boa arrecadação até eu faço! Mas não se enganem. Há municípios com arrecadação mais generosa e que faz bem menos que Abdon Batista. O sucesso está no tino do gestor público. E nesse quesito o mérito é de Lucimar Salmória. De um município com 100% de rede de esgoto à pavimentação asfáltica até em localidades do interior. Tem ainda viabilização de estrutura para que o turismo seja mais uma opção de renda e ações das mais variadas.

Citamos em nosso programa de rádio (Clube FM) que a gestão de Abdon é um 'case de sucesso' que os prefeitos eleitos poderiam se espelhar como exemplo a ser seguido e implementado em seus municípios. Aqueles que chegam ao cargo não deveriam se acomodar e ficar apenas gerenciando folha de pagamento e encrencas nas áreas de saúde e infraestrutura. É preciso esse passo a mais. Lucimar Salmória fez bem isso em Abdon e deixa um legado que serve de modelo.

Por conta desse estilo de fazer as coisas acontecerem o vereador Dile terá um grande desafio pela frente como prefeito. Precisa administrar a minoria na Câmara (oposição elegeu cinco vereadores) e não deixar a peteca cair na sequência da peleia. É possível e não custa de, na dúvida, trocar uns dedos de prosa com Lucimar Salmória. De gestão pública o prefeito que deixa o cargo demonstrou que entende. E fez bem para Abdon!


Lucimar Salmória e as ações que servem de exemplo em Abdon Batista

DIPLOMAÇÃO - Eleitos de Celso Ramos, Anita, Abdon, Campo Belo do Sul e Cerro Negro, cuja gestão da eleição foi de competência da 52.ª Zona Eleitoral, sob a batuta do Magistrado José Antônio Varaschin Chedid, serão diplomados na próxima quarta-feira, dia 16. O ato a partir das 17 horas será de forma virtual devido à pandemia. Observe-se que a diplomação é o ato homologatório por parte da Justiça Eleitoral de que o candidato a prefeito, vice e vereador cumpriu todos os requisitos e está apto a tomar posse dia 1.º de janeiro.

E ANITA? - Até o fechamento da coluna não havia alteração na situação de João Cidinei da Silva, reeleito em Anita Garibaldi, estando seu nome e do vice Tone ausentes da lista dos diplomáveis. Até onde a gente sabe, a questão seria apenas burocrática no sentido do TSE conhecer da decisão do TJ/SC sobre a liminar que suspendeu a eficácia da sessão da Câmara que rejeitou as contas de 2018 do prefeito. Tão logo isso ocorra (e pode ser de hoje para amanhã), o nome de João Cidinei constará da lista dos diplomáveis. O prefeito não trabalha com a hipótese de não estar na lista integrando a relação daqueles que receberão o diploma pela conquista obtida nas urnas. 


Resgatamos registro da diplomação de João Cidinei da eleição de 2016. Cena não será repetida por causa da pandemia, mas o prefeito reeleito foca o diploma

CONTAS DE ACORDO - Prefeito João Cidinei, que segue com olho na gestão e outro nos desdobramentos de sua reeleição, compartilhou o parecer do MPC - Ministério Público de Contas favorável à aprovação de suas contas de 2019. "Tinha gente dizendo que durante os quatro anos não teríamos contas aprovadas. Mas aí está a resposta. As situações de 2017 e 2018 fugiam de nossas condições, porque administramos dívidas do passado e mais a retirada daquela receita fictícia da ação judicial", explica o prefeito. Com o parecer favorável do MPC, o plenário delibera devendo ser confirmada a aprovação das contas do ano passado.

CERRO NEGRO - Trocamos dois dedos de prosa com Ademilson Conrado (PP) sobre o segundo mandato. Apontou que pretende dialogar com integrantes da sigla para definir algumas situações relacionadas à equipe. O prefeito reeleito de Cerro Negro disse que não tem grandes alterações previstas, dentro daquela tese de que time que está ganhando não se mexe. 

SAÚDE NO CERRO - Uma das mudanças realizada na equipe de Ademilson Conrado foi o ingresso de Fabiano Mocelin como secretário da Saúde. O vice Adelar Moraes (Lai) vinha cuidando da área, mas devido à disputa houve a desincompatibilização da função. Embora Lai siga naquela linha de apoio, já que tem bastante conhecimento da área e das necessidades da coletividade, Mocelin deverá seguir como secretário de Saúde. É o que aponta o prefeito Ademilson Conrado. "Só se ele não quiser". 


Fabiano Mocelin foi daquelas boas surpresas, substituindo Lai na Secretaria da Saúde

CAMPO BELO ASSIM - Conversando com um empreendedor ligado ao agronegócio em Campo Belo do Sul, ele observa que o prefeito Doutor Tadeu foi absolutamente cauteloso no cargo. "Talvez esse excesso de cautela o impediu de liderar algumas ações, especialmente de infraestrutura no município". A prefeita Claudiane Pucci encontrará, por certo, uma prefeitura com contas equilibradas, mas demanda significativa de ações que precisam de gestor mais arrojado. "O interior precisa de estrada, a área urbana de saneamento e as pessoas precisam de um setor de saúde com respostas menos políticas e mais coletivas". Impressão passada por quem vive o dia a dia em Campo Belo e não depende da política, mas entende que é o poder público que deve dar respostas às demandas coletivas.

PREFEITA NA RÁDIO CLUBE - Depois de ser exitosa na disputa eleitoral em Campo Belo, vencendo com certa facilidade outros três concorrentes, Claudiane Pucci demonstra desenvoltura de quem entende mesmo de gestão pública. Na entrevista à Rádio Clube FM nesta semana respondeu indagações sobre gargalos no município (manutenção de estradas, esgoto sanitário) e evidenciou estar bastante sintonizada nas demandas que aguardam por soluções. Da lida com a Câmara, onde está encerrando o mandato de vereadora à busca de recursos em âmbito de Estado e União, a prefeita eleita evidencia desenvoltura para dar uma acelerada maior nas ações em Campo Belo. Espera-se muito nesse sentido no município. 


Claudiane Pucci receberá diploma de eleita na quarta-feira, dia 16

'NÃO ACHEI CORRETO' - Vereador Ina Matos envia mensagem chateado conosco. "Não achei correto da tua parte denegrir os partidos de Anita". Reclama que 'diminuímos todos os partidos'. Nada disso, vereador. Os partidos seguem gigantes. Seus integrantes que poderiam ter pensado diferente. E tanto não pensaram que o resultado aí está. Registramos a chateação porque respeitamos quem discorda da gente!

UM MILHÃO - Deputado Romildo Titon, embora o MDB tivesse candidato a prefeito, apoiou e tem crédito na reeleição da prefeita Milena Lopes (PL). E essa parceria política rende frutos para Vargem. A prefeita Milena e o vereador Zezinho Ricardo comemoram a previsão de R$ 1 milhão, através de emenda de Titon, para a construção de um ginásio de esportes no município.  


Milena e Zezinho com o documento que confirma R$ 1 milhão para Vargem


DA SÉRIE PERGUNTAR NÃO OFENDE... - O pedaço da SC-390 que passa por dentro de Anita Garibaldi será asfaltado? Ou continuaremos com o paralelepípedo? Alguns podem considerar que o asfalto saindo nesse trecho de Anita a Celso Ramos já está de bom tamanho. Mas se a Prefeitura não 'pegar uma carona' na obra para o asfalto desse trecho na área urbana, tão cedo isso não será feito já que estamos falando de cerca de 1 km com custo bem significativo!



Imagens



correiodoslagos

EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos