João Cidinei retorna ao cargo de prefeito de Anita Garibaldi

21 Dezembro 2018 16:38:00

Thaís Soares - 638

Passava das 18h de sexta-feira (14) quando chegou à população anitense a notícia de que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, através da decisão do desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, devolvia a João Cidinei da Silva o cargo de prefeito de Anita Garibaldi, que estava cassado desde 22/08/2018 devido ao processo da Comissão Processante composta por vereadores sobre práticas de irregularidades político/administrativas.

O colunista político do Correio dos Lagos, Edson varela, explica que, o que a defesa de João Cidinei combateu foram supostos erros da comissão processante. Pesou o fato de o vereador Tiola ter feito denúncia e depois desistido. Assim, a Comissão Processante se tornou também a denunciante. "É inadmissível que a função de acusador e julgador recaia sobre a mesma pessoa", aponta o despacho da decisão no TJ/SC. Também ocorreu que Tiola denunciou, mas não arrolou testemunhas e nem provas. Desembargador Moritz Martins aponta que as denúncias deveriam ter continuidade (como tiveram), mas os integrantes da Comissão não poderiam fazer o papel do próprio acusador. Na decisão consta que o caminho adequado era ter sido escalado um membro para o papel de acusador e, com isso, afastá-lo das decisões e da votação na Comissão.

Na tarde de segunda-feira, dia 17, foi realizada na Câmara de Vereadores a assinatura do livro de atas, e assim João Cidinei da Silva retornou oficialmente ao cargo de prefeito de Anita, após quase quatro meses afastado, estando neste período o vice Aires Tadeu Ramos Furtado como prefeito.

As primeiras palavras de João de volta à Prefeitura foram de gratidão. "Estou de volta para administrar o município através da justiça. Quero agradecer primeiro a Deus, as orações e toda a população. Fomos eleitos pelo povo".

Seus planos nesta retomada do cargo são de dar continuidade no que estava sendo feito, com a administração voltada à população. "Durante minha gestão diminuímos as dívidas do município, mesmo com pouca arrecadação, mas através da responsabilidade e compromisso. Continuarei administrando da mesma forma: sendo responsável, conversando com as pessoas e voltado a atender o povo, pois sei o compromisso que tenho", explicou o prefeito em entrevista concedida ao Correio dos Lagos e Rádio Alegria.

Quando Tadeu assumiu a Prefeitura com a cassação de João, afirmou que não tinha espaço na administração e nem conhecimento da situação difícil em que se encontra, em termos econômicos, o município. Indagado sobre como será a relação das funções de prefeito e vice a partir de agora, João foi claro: "Vamos administrar juntos, o gabinete sempre esteve aberto para ele, inclusive com sala própria para o Tadeu. Mas ele esteve poucas vezes lá. O que não posso é estar correndo atrás dele e passar o que está acontecendo. Como vice-prefeito tem portas abertas na Prefeitura e em todas as secretarias, para que se inteire e juntos possamos fazer uma boa administração para nosso município, que é isso que a população espera".

Sobre a relação entre poderes Executivo e Legislativo, João espera união. "Temos que trabalhar juntos com a Câmara, pensando no melhor do município, tenho certeza que faremos um bom trabalho por Anita. Se tiver atrito entre os poderes Executivo e Legislativo quem perde é o município", comentou.

Nesses três dias de trabalho antes do recesso da Prefeitura (20/12 a 06/01), aconteceram algumas mudanças nos cargos a frente de algumas secretarias. Na Saúde, Rodrigo Gehrke passa a responder pelo setor (durante o recesso, as Unidades de Saúde atenderão somente no período matutino); nas Obras retorna como secretário Ivo Gehrke; e na Educação, Enia Scheuermann será a nova secretária a partir de janeiro.

Manter o regime de economia será obrigatório, segundo João, trabalhando de acordo com a lei o índice da folha. "Em janeiro deste ano já contratei menos que no ano anterior, já estava tomando medidas de contenção, e só vamos contratar dentro do processo seletivo", concluiu o prefeito, colocando-se a disposição de todos os cidadãos para qualquer explicação.


Considerações do vice-prefeito Aires Tadeu Ramos Furtado

Eu, Tadeu Furtado, gostaria, em primeiro lugar de agradecer a Deus, a população anitense e funcionários da Prefeitura pela colaboração que dispenderam nestes quase 4 meses em que fui prefeito. Também reconheço e agradeço o esforço e parceria da Câmara de Vereadores. 

Devido as condições nada favoráveis da administração municipal, não restou outra opção a não ser demitir, para baixar o elevadíssimo índice da folha de pagamento.

E nesse período as secretarias foram comandadas por funcionários efetivos, os quais tem plenas condições de exercer um competente trabalho.

Foram pagas algumas dívidas, e nas próximas edições faremos uma prestação de contas detalhada de tudo o que foi pago.

Neste curto período de tempo buscamos atender, na medida do possível, a população. Um exemplo foi a parceria com a CASAN para levar água potável até a comunidade de São José, sendo que o material necessário já está depositado na localidade e o encanamento está pronto em 1.200 metros aproximadamente, de um total de 5 mil metros. Esta iniciativa irá beneficiar aproximadamente 70 famílias.

Foi firmado convênio com a CELESC em que o município receberá 100 kits de serpentina para serem instalados em residências de famílias rurais, possibilitando o aquecimento de água para uso doméstico, o que poderá reduzir em até 40% o consumo de energia elétrica. As comunidades contempladas nesta primeira etapa são: Nossa Senhora de Lourdes, Sagrado Coração de Jesus, Santa Terezinha da Cachoeirinha, Nossa Senhora das Graças, São José, Divino, Santa Isabel e Marmeleiro.

Estradas estavam sendo recuperadas, mesmo com as condições difíceis da administração.

Uma das mais importantes ações deste curto período, foi a celebração de um novo convênio em que a prefeitura repassa 60 mil reais mensais ao Hospital Frei Rogério, o que garante médicos plantonistas atendendo 24 horas, sem custo para a população.

E ainda Anita Garibaldi teve o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde reconhecido, sendo premiado em quarto lugar na região da Serrana.

Na agricultura foi celebrado convênio com a BAESA no valor de 42 mil reais, para aquisição de mudas de parreira objetivando beneficiar os agricultores que produzem uva.

Desde o momento em que assumi a Prefeitura procurei sempre ouvir as pessoas e compartilhar as decisões inclusive com os funcionários, e busquei manter o diálogo franco com os vereadores, trabalhando em parceria, como deve ser em qualquer administração.

Reitero que diante das condições financeiras da administração municipal, o ideal é continuar compondo a equipe com funcionários efetivos, pois são competentes e comprometidos com o serviço público.

Volto ocupar a função de vice-prefeito, para a qual fui eleito e me coloco sempre a disposição de todos os anitenses, inclusive do prefeito para ajudá-lo na árdua tarefa de administrar nosso município.

Aproveito a oportunidade para desejar a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.







correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos