Eleições 2020

Eleições 2020: João Cidinei é o mais votado e aguarda decisão do TSE

Votos atribuídos ao candidato do PL estão sub judice.

Edson Varela

A informação é técnica e jurídica. Anita Garibaldi tem dois nomes, dos quais um será o prefeito a partir de janeiro. Nas urnas João Cidinei da Silva (PL) foi reeleito, obtendo 151 votos a mais que Henrique Menegazzo (PSL). Porém, a confirmação do atual prefeito como reeleição dependerá de aquilo que decidirem os julgadores no TSE, no recurso impetrado contra a decisão do TRE/SC que indeferiu a candidatura de João Cidinei.

Isso significa que se o TSE decidir favorável ao atual prefeito, João Cidinei será diplomado em dezembro e assumirá o segundo mandato em janeiro. Em havendo decisão contrária a ele, sendo que o TSE (em tese) é a última instância para julgar esse tipo de situação, quem assume como prefeito é Henrique Menegazzo, que obteve 2.071 votos. 

Não há outra interpretação a tal realidade. E essa celeuma tem data para acabar, visto que somente toma posse quem é diplomado. E se João Cidinei não for diplomado, não conseguirá assumir, dando lugar ao segundo mais votado. Há crença que o TSE julgue o recurso antes da data de diplomação, para não tornar a situação mais confusa. 

  Lista de eleitos a vereador não muda nada 

O Partido Liberal fez 'barba e cabelo' nas urnas quando o assunto é vaga à Câmara. Elegeu cinco, inclusive os quatro mais votados: Oliveria Conrado, Amilto Correa, Jamile de Oliveira, João Paulo Salmória e Julinho Pinheiro. E essa relação não mudará, independente de quem for o prefeito (Henrique ou João). 

Ocorre que os votos para o legislativo (eleição proporcional) são independentes da majoritária. Significa que mesmo se o eleitor votou em João Cidinei e, lá na decisão do TSE, seus votos forem considerados nulos e Henrique Menegazzo se torne prefeito, os votos atribuídos de forma casada a prefeito e vereador, aqueles dados aos eleitos à Câmara seguem valendo sem qualquer alteração.


Imagens



correiodoslagos

EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos