Alusivo ao Dia da Árvore, BAESA e ENERCAN realizaram Semana da Sustentabilidade

A Semana de Sustentabilidade 2019 das empresas BAESA e ENERCAN, alusiva ao Dia da Árvore, realizada de 23 a 28 de setembro, promoveu diversas atividades em municípios abrangidos pelos reservatórios de Barra Grande e Campos Novos Energia. O evento realizado anualmente, visa fomentar o desenvolvimento de ações sustentáveis na região e reuniu um público de aproximadamente 3.000 mil pessoas.

Muitas das ações desenvolvidas foram propostas pelos CCCs - Conselhos Comunitários Consultivos da BAESA, envolvendo municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, segundo os organizadores, essas solicitações contribuíram para o desenvolvimento da semana temática.

Entre a programação estiveram atividades de educação ambiental, palestras em Abdon Batista, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Anita Garibaldi e Pinhal da Serra, revitalização de espaços públicos, ações envolvendo escolas e famílias, plantio de mudas, pedágio com distribuição de mudas ornamentais, a 1ª Mostra da Biodiversidade do Parque Rio Canoas, além de seminário de sustentabilidade e o ponto chave das atividades com a apresentação do Relatório de Sustentabilidade de ambas as empresas e a premiação do Programa de Conservação da APP envolvendo moradores lindeiros das duas usinas.

Na visão dos organizadores, todas as ações foram gratificantes, pois aproximaram as Usinas da comunidade, interagindo com diversos assuntos que vêm de encontro com a necessidade de cada morador dos municípios abrangidos pelas usinas.

Os municípios contemplados com atividades durante a Semana de Sustentabilidade foram: Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Celso Ramos, Pinhal da Serra e Vacaria.

Lançamento do Relatório de Sustentabilidade

Na quarta-feira (25) foi realizado o lançamento do Relatório de Sustentabilidade das duas empresas. O relatório foi apresentado pelo gerente de Meio Ambiente da CSC Energia, Paulo Ribeiro e relata as principais ações desenvolvidas pelas empresas no biênio de 2017/2018.

O relatório foi elaborado conforme as diretrizes definidas pela Global Reporting Initiative (GRI) Standard e destaca os projetos relevantes nas áreas social e ambiental, além do desempenho econômico e operacional obtidos pelas empresas.

Programa de Conservação da APP

O Programa Conservação da APP, desenvolvido pelas empresas, visa estimular e incentivar a adoção de boas práticas ambientalmente adequadas à conservação da APP dos reservatórios das usinas, e busca reduzir as ocorrências de invasões e usos indevidos na APP, fortalecer a educação ambiental, recuperar e preservar a faixa de APP do reservatório da BAESA e ENERCAN, estreitar a relação entre a Usina e proprietários lindeiros e, principalmente, valorizar os bons preservadores da faixa ciliar do reservatório. O evento aconteceu no salão nobre da Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira em Anita Garibaldi e premiou 6 moradores lindeiros da Usina Campos Novos e 12 moradores lindeiros da Usina Barra Grande, sendo 6 do estado de Santa Catarina e 6 do Rio Grande do Sul.

Durante o evento, os participantes puderam acompanhar a palestra Araucária +.

Ganhadores lindeiros à Usina Barra Grande

1° - João Adair Rodrigues de Campo - Anita Garibaldi - SC

1° - Fabiano Duarte - Pinhal da Serra - RS

2° - José Alaor Motta - Cerro Negro - SC

2° - Adão Firmino do Rosário - Pinhal da Serra - RS

3° - Valdevino Velho Lima - Cerro Negro - RS

3° - Roberto Bizotto - Vacaria - RS

4° - Edenilson Toldo - Anita Garibaldi - RS

4° - Lauri Longhi - Vacaria - RS

5° - João Maria José do Nascimento - Cerro Negro - SC

5° - Gencil Borges da Rocha - Vacaria - RS

6° - Salete Pereira Fragoso - Anita Garibaldi - SC

6° - Ademar Antônio Gasperini - Pinhal da Serra - RS

Ganhadores lindeiros à Usina Campos Novos

1° - Alcides Ribeiro de Medeiros - Celso Ramos - SC

2° - Nilson Bom - Celso Ramos - SC

3° - Fernando Zanchett - Abdon Batista - SC

4° - Bruno A. Ferdinando Mazzuco - Celso Ramos - SC

5° - Lisete de Fátima Rosa - Campos Novos - SC

6° - José Maria Goulart - Abdon Batista - SC





Imagens



correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos