Importância de praticar exercícios físicos em tempo de pandemia

Kely Matos - 727

Não somente neste período, mas durante toda a vida de uma pessoa, seja ela criança, adulta ou idosa, a prática de exercícios físicos é fundamental para o bom funcionamento do corpo e da mente. Com a pandemia, por um bom período as academias permaneceram fechadas e com a reabertura, algumas adaptações foram necessárias para o retorno das atividades, mas nada impede de realizar as atividades.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, o educador físico João Marcelo Wolff destaca alguns pontos que devem ser levados em consideração.

Correio dos Lagos - Qual a diferença entre atividade física e exercício físico? 

João Marcelo Wolff - Atividade é qualquer movimento realizado pelo corpo, atividade diária como exemplo varrer a casa, lavar louça, fazer faxina. Já o exercício físico é algo programado, que se programa para fazer.

Correio dos Lagos - Quais as adaptações necessárias para a prática de exercício físico em tempos de pandemia?

João Marcelo - Foram necessárias algumas adaptações como o distanciamento entre alunos, não compartilhamento de equipamentos, e quando houver compartilhamento deve ser higienizado, utilização de máscara que se tornou algo fundamental e necessário. O aluno quando chega na academia é obrigatório higienizar as mãos, deixar equipamento higienizado para o próximo aluno, cada um tem que levar toalha e garrafa de água e a higienização que já existia antes agora com a pandemia redobrou.

Correio dos Lagos - O que mudou nas academias?

João Marcelo - Limitação no número de alunos, não estava sendo permitida a presença de crianças menores de 12 anos e também atividades coletivas de contato como o treinamento do futebol.

Correio dos Lagos - Qual a relação entre o exercício físico e o sistema imunológico? No que pode ajudar o exercício físico na vida e rotina de uma pessoa positivada para Covid-19?

João Marcelo - O objetivo principal em tempo de pandemia seria o fortalecimento do sistema imunológico do aluno e o condicionamento físico, pois o exercício tem se mostrado eficaz contra a Covid-19. Existem tipos de hormônios liberados através do exercício físico que combatem diretamente as células da Covid, seria esse um dos nossos focos, tanto é que de todos os nossos alunos que tiveram Covid, raríssimos apresentaram algum tipo de sintoma. Melhora a digestão, absorção de nutrientes, diminui a gordura corporal e aumenta a massa muscular, o indivíduo se torna mais saudável, melhora o condicionamento cardiovascular, sistema respiratório afetado diretamente com a doença e todos têm uma relação muito grande com o exercício físico que vai fortalecer diretamente o sistema imunológico.

Correio dos Lagos - Com a paralisação das aulas, as crianças e jovens permanecem mais tempo em frente a televisores, computadores e celulares. O que os pais podem fazer para proporcionar momentos de exercícios em casa?

João Marcelo - A minha sugestão seria organização, porém cada situação é diferente e parte muito da educação que a criança tem, a ideia seria fazer séries de alongamento em casa. A OMS recomenda três horas de exercício físico por semana, para isso teria que acontecer uma organização em casa que pode ser feito e planejado com a orientação de um profissional de educação física.

Correio dos Lagos - Os idosos também estão acometidos pela pandemia e permanecem em seus lares, sem movimentação diária. Que atividades realizar para movimentar o corpo e ocupar a mente?

João Marcelo - Este é um grupo prioritário do isolamento e a orientação seria semelhante a rotina das crianças, com alongamentos, exercícios de fortalecimento e uma rotina que seria também de 150 minutos semanais, com exercícios de força, flexibilidade e relaxamento muscular, com orientação profissional. Tem a questão também da ansiedade, depressão, uso maior de medicamentos e o exercício físico libera hormônios de bem-estar que traria muitas melhoras, pois está aliando saúde do corpo e da mente.

Correio dos Lagos - Que malefícios não praticar nenhum exercício físico pode acarretar nesse tempo de pandemia?

João Marcelo - Estresse psicológico, depressão, ansiedade, estaria mais vulnerável ao vírus... Quem não pratica exercício físico terá mais dificuldade de combater a doença e a falta de exercício físico em período de pandemia vai relacionar também com a parte estética com o ganho de peso, perda de massa muscular que está relacionada a autoestima, confiança e esse período prejudicou muito esse quesito.

Correio dos Lagos - Que dicas você daria para uma pessoa sair da zona de conforto?

João Marcelo - Acredito que seria um conselho, mas primeiro você tem que estar descontente com a sua situação e partindo desse princípio, eu não estou contente, mas não gosto de exercício, aí tem que ser na disciplina e organizar as tarefas diárias. O tempo não é uma desculpa, pois se perde muito tempo no celular, na televisão, e se organizando você consegue fazer exercícios diários de 20 minutos, já que não consegue fazer os 50 minutos recomendados pela OMS isso é 100% de nada, se não existe foco e vontade tem que ser na base da disciplina.

Correio dos Lagos - Qual a importância da ingestão de água durante a prática de exercícios?

 João Marcelo - A água tem duas funções: a primeira seria manter o funcionamento adequado dos órgãos e tudo que envolve o bom funcionamento do organismo, e a segunda é que através do suor pode causar uma desidratação hídrica e recomenda-se pelo menos 500ml pré-treino, 300ml intratreino e após o treino novamente. Algo simples, barato e pouca gente faz, mas é o ideal.

Correio dos Lagos - O uso de máscara durante a atividade física. Que problemas pode acarretar?

João Marcelo - Estamos a quase seis meses utilizando máscara, ela atrapalha, mas não impede o treinamento. A longo prazo não tem nada específico, estudos, artigos que mostrem malefícios, surgiram alguns estudos, mas inconclusivos. A máscara atrapalha, mas não é o fator determinante para o aluno não treinar, ela vai atrapalhar ainda mais no verão, mas é possível treinar com a mesma eficiência.


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