Projeto Resgatando Raízes é apresentado para diretores de escolas de Esmeralda

30 Maio 2019 17:07:04

Divulgação - 660

O Projeto Resgatando Raízes está sendo desenvolvido pelo CTG Rincão da Amizade, de Santa Terezinha no município de Esmeralda. Foi idealizado e está sendo coordenado por Elizandra Zocolli Borges, e conta com o apoio da empresa BAESA, Prefeitura Municipal de Esmeralda, Secretaria Municipal de Educação, FIA e Comdica.

O projeto tem o objetivo de resgatar raízes da Cultura Gaúcha, e transmitir para os estudantes, a questão dos valores do tradicionalismo, como a amizade, a honestidade, a simplicidade, a crença em um ser superior, entre outros tantos, e basicamente, o valor e a importância da família.

Tudo isso, será transmitido através de oficinas do 1º ao 5º, que trabalharão, a vida e a obra de alguns artistas como: Pedro Raimundo, Teixerinha, Gildo de Freitas, Os Irmãos Bertussi, e José Mendes. O projeto inclui também palestras para educação infantil sobre as Lendas Gauchescas, e mais quatro apresentações de peças teatrais, que também vão abranger o ensino médio. Oficinas de chimarrão, culinária, brinquedos artesanais e entre outras atrações afins também farão parte das atividades desenvolvidas.

O projeto vem sendo construído há vários anos, e no mês de maio, aconteceu inicialmente reunião da coordenação com a direção e coordenação pedagógica da Escola Municipal Nicanor Kramer da Luz. No dia 21 de maio, o projeto foi apresentado para os professores, e no dia 23 de maio foi apresentado para os professores e estudantes do 1º ao 5º ano.

Segundo a diretora da Escola Municipal Nicanor Kramer da Luz, Luciana Lemos: "Conhecer nossa história, nossa cultura gaúcha é introduzir e ampliar o conhecimento sócio-histórico-cultural em nossos alunos. Na prática, alunos e professores engajados na proposta poderão contemplar a formação em todas as áreas curriculares, fomentando um novo olhar para nossas raízes que são pertinentes as nossas vivências, que podem ser manifestadas, nas músicas, danças, resgates de brinquedos, e nas tradições, já que segundo o escritor e filósofo Ajadil Costa, 'não há como gostar do que não se conhece'. A direção da escola agradece a parceria, e podem contar com esta comunidade escolar na realização deste projeto", finaliza a diretora.

A diretora da Escola Infantil Zulmira Nery da Silva, Eliane Borges Pinto, foi visitada pela coordenação do projeto e muitas sugestões surgiram para enriquecimento das atividades. A coordenação do projeto, visitou também a direção da Escola Estadual Marcírio Marques Pacheco, onde a ideia foi bem aceita pela diretora, professora Rosane Kramer, a qual se colocou a disposição e que o próximo passo é se reunir com os professores, e afirmou que a comunidade escolar estará envolvida neste trabalho.

Os coordenadores salientam que o objetivo é envolver toda comunidade estudantil de Esmeralda, e consequentemente chegar ao máximo das famílias esmeraldenses. Eles agradecem a BAESA, na pessoa da Cleonice Godoy, por acreditar na proposta.

Imagens




correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos