Conquistas e desafios da educação municipal anitense

08 Fevereiro 2019 13:48:00

Thaís Soares - 644

Na próxima segunda-feira, dia 11, começam as aulas das redes municipal e estadual de Anita Garibaldi. Professores e auxiliares estiveram em capacitação nesta semana.

No início deste ano a professora Enia Scheuermann assumiu o cargo de secretária de Educação, e concedeu entrevista ao Correio dos Lagos contando sobre como está o setor municipal para a volta às aulas, destacando mudanças e melhorias.


Quadro de funcionários da Educação

A escolha de turmas da rede municipal aconteceu na segunda-feira, dia 04, com os colaboradores efetivos. Segundo a secretária, são no total 69 professores e 5 auxiliares, e foram pouquíssimas as vagas que sobraram e que precisam de funcionários contratados. Sem a realização do Processo Seletivo (edital ainda não foi lançado), está em análise a forma legal para essas contratações.

Escola José Borges com nova direção

A professora Camila Gehrk é a nova diretora e Dinamar Moreira é assessora da E.E.F. José Borges da Silva.

Todos os alunos da educação infantil no C.E.I. Anir Dalmora

Em 2018 os alunos de 5 anos estudaram na Escola José Borges, e os estudantes de 6º ao 9º ano foram transferidos para a rede estadual perante acordo feito entre o município e o estado. Neste ano o C.E.I. Anir Dalmora volta a receber todos os alunos da educação infantil, pois segundo a secretária, possui condições de estrutura física. "Queremos ampliar a creche com mais duas salas e um miniginásio", explica. Já a Escola José Borges continua exclusivamente atendendo de 1º ao 5º ano.

O problema de espaço físico

Na Escola José Borges todas as salas foram ocupadas com as turmas de 1º ao 5º ano. "Nosso objetivo é conseguir uma nova escola, e tentar, dentro da lei, trazer novamente os alunos para a rede municipal, mas para isso precisamos de mais espaço, ou seja, uma nova estrutura", disse Enia. Em março o prefeito João Cidinei da Silva irá a Brasília para saber mais detalhes de como está o andamento do projeto com o Ministério da Educação para a nova escola ao município.

A escola na comunidade Nossa Senhora de Lourdes

"Pretendemos concluir o quanto antes para até o próximo semestre estar em funcionamento esta escola", comentou a secretária. Falta a instalação de água e energia, que está em processo burocrático.

Quadra coberta será realocada para o Núcleo Vila Aliança

Está em processo de licitação a desmontagem e montagem da quadra coberta da rua João Elias Duarte, que está sem uso, para o Núcleo Vila Aliança.

Projetos permanecem em andamento

O Projeto Janela do Conhecimento da empresa Bella Janela, e de Meio Ambiente da Prefeitura permanecerão contemplando a rede de ensino, bem como as escolas estão sempre abertas a receber projetos com apoio de empresas, como BAESA, ENERCAN, Machadinho entre outras.


Matrículas abertas no EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) estará com as matrículas abertas a partir da próxima semana, diretamente à noite na secretaria do EJA, que fica nas dependências da Escola José Borges.

Projeções da secretária de Educação

"Pretendo contribuir com a educação do município, buscando melhorar os índices em parceria com o Projeto Janela do Conhecimento. Um dos meus objetivos é valorizar os profissionais da educação, pois acredito no trabalho deles, que é lindo e de extrema importância na transmissão do conhecimento. Temos desafios como a questão do espaço físico que está ligado também à melhoria de ensino. Mas vamos trabalhar juntos para buscar trazer a nova escola e entrar em funcionamento a escola na comunidade Nossa Senhora de Lourdes".






Imagens



correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos