Termina a novela 'O Dono do Pedaço'

Por Edson Varela - 666

Era julho de 2018. Havia aquele suspense por conta da CPI que corria na Câmara e que poderia culminar na cassação de João Cidinei. Trabalhos concluídos, leitura do relatório e votação no dia 22 de agosto. O prefeito foi apeado do cargo. A partir disso, o cassado iniciou a cruzada para reverter a decisão ocorrida só em dezembro, após mais de 100 dias fora do Paço.

A liminar devolveu o prefeito ao cargo, mas o mérito do processo ficou pendente. Julgamento ocorreu no último dia 2 no Tribunal de Justiça, sepultando o risco do afastamento definitivo do cargo. De tudo ocorrido, admita-se que foi muito barulho por nada, porque João Cidinei segue na função. Não saberia dizer se mais ou menos fortalecido. "Foi só perseguição política", insiste o prefeito.

Esclareça-se que a decisão judicial não significa que as irregularidades denunciadas não ocorreram. O que houve foi entendimento judicial de que os vereadores não seguiram o devido processo legal para denunciar, investigar, julgar e afastar o prefeito. O fato dos denunciantes serem os mesmos processantes pesou na decisão do TJ/SC. Ficou lição para os dois lados: Para João Cidinei que não pode achar que pode tudo, já que a lei é limitadora. E aos vereadores para que se cerquem de maior cuidado e evitem que aquilo feito não seja desfeito no viés judicial.

DEMANDAS NA CAPITAL - Numa demonstração de atuação conjunta, seis vereadores anitenses liderados pelo presidente Hugomar Zanchetta cumpriram verdadeira peregrinação em Florianópolis. Visitaram nada menos que 12 gabinetes de deputados, dialogando com parlamentares na busca de incluir demandas de Anita nas chamadas emendas impositivas no orçamento para beneficiar o município. "Buscamos o comprometimento desses parlamentares para ajudar nosso município", aponta o presidente da Câmara de Anita.


PRINCIPAL DEMANDA - Além do foco nas emendas impositivas, todos os deputados e representantes ouviram da comitiva anitense um pedido em comum: apoio, ajuda e pressão para a retomada das obras da estrada entre Anita e Celso Ramos. "Uma coisa é a gente articular aqui no município e outra é ir bater à porta daqueles que podem nos ajudar. E essa demanda é importante e necessária e estamos na luta pela retomada da obra", pondera Hugomar Zanchetta. 


ÔNIBUS PARA ANITA - Presidente da Câmara, Hugomar Zanchetta, aproveitou a viagem em caráter oficial à Capital para dialogar com parlamentares do PT. Na pauta a questão da liberação dos ônibus escolares encaminhados para Anita Garibaldi através de emendas dos deputados federais Pedro Uczai e Décio Lima. "Recebemos a confirmação de que esses ônibus estão garantidos e liberados para serem entregues ao município, e para atender os estudantes de Anita", confirma o presidente Hugo.


A COMITIVA DE ANITA


Estiveram participando dessas audiências e contatos em Florianópolis os vereadores Paulo Chatão, Ina Matos, Célio Xavier, Nilto de Menech, Hugomar Zanchetta e Antônio Figueiró

CRECHE EM ABDON - "Em nome do povo abdonense agradecemos o apoio do deputado Titon por estender a mão às crianças, à comunidade escolar e a todos nós que queremos uma educação de qualidade". Ponderação do prefeito Lucimar Salmória ao apresentar o projeto para a construção da nova Creche Dona Tereza. A obra será viabilizada a partir de uma emenda de R$ 350 mil do deputado Titon. Razão para agradecer, com razão, o parlamentar do MDB.


CAPÃO ALTO - Capão Alto tinha 2.875 eleitores aptos ao voto na eleição do ano passado. Se chegar a 2.000 prontos para escolher prefeito e vereadores em 2020 ainda é muito. A Chefe de Cartório Eleitoral, Deise Dal Farra, disse-nos que neste mês serão divulgados oficialmente quantos eleitores tem o Capão e outros municípios onde houve a revisão. "Essa revisão passa pela corregedoria do TRE/SC e vai para o Juiz Eleitoral. É expedida uma sentença com os dados atualizados", confirma Dal Farra. Mas ela admite que Capão Alto deve ficar na casa dos 2 mil eleitores.

MDB 2020 - Eleição de 2012 foi a melhor da história recente para o MDB na Serra Catarinense. Conquistou praticamente a metade das prefeituras. Houve o dedo de Juarez Matos que, a partir da articulação das lideranças estaduais, coordenou o partido na região. Embora os tempos sejam outros, o MDB quer superar o trauma do fiasco da eleição estadual ano passado (onde ficou em terceiro no Estado). Presidente da sigla, Celso Maldaner, articula ações para esse fortalecimento. Na reunião do final de semana em Curitibanos ressuscitou a associação de prefeitos e vices do MDB. Lá estavam Juarez Matos, Tadeu Furtado, ambos de Anita e Moacir Ortiz, o vice que quer concorrer a prefeito no Cerrito. 


GS E MINHA MEIA CULPA - Gabriel Stanck da GS Consultoria fez contato conosco chateado. Entende que nossa ponderação sobre a nova prorrogação na auditoria na Prefeitura de Anita 'expôs a empresa'. Publicamos que o serviço em execução é complicado ou a GS é meio lerda. E citamos que acreditávamos na primeira hipótese, ou seja, afastando carimbo negativo à empresa. Mesmo assim, em sua interpretação, Stanck visualizou teor depreciativo à empresa. Não há conteúdo negativo, até porque entendemos que a tarefa da GS é complicada. Dados que resultarão do levantamento gerarão polêmica. E só mesmo um trabalho transparente e independente chancelará a seriedade daquilo auditado. Se Gabriel Stanck visualizou ofensa nas palavras, a gente pede desculpas por não termos compromisso com o erro, mas não há ali propósito de atacar a empresa!

Sobre a Saúde no Cerro Negro

Secretário de Saúde de Cerro Negro, Adelar Moraes, o Lai, que também é vice-prefeito, deu nos dedos de uns viventes que usam do anonimato para jogar pedras na gestão. Cidadão reclamou na Rádio Clube sobre questões da Saúde. Conteúdo foi veiculado e aberto espaço ao Lai. Para começo de conversa ele explicou que o 'ouvinte' reclamante não existia. Era um nome que ninguém conhecia no Cerro Negro. Depois detalhou o que vem sendo feito. Dividindo com a equipe o mérito do trabalho, Lai Moraes explicou que num único mês foram mais de 500 atendimentos.

Para a população de 3 mil pessoas esse número é expressivo. Lai citou que há convênio com o Hospital Frei Rogério. Também que uma ambulância disponível 24 horas por dia não deixa ninguém à espera de atendimento. "Inclusive desafogamos a emergência de Lages com essa parceria com o hospital de Anita". Pelo relatado, há um serviço satisfatório na área de saúde em Cerro Negro. "Temos procurado fazer um trabalho a altura daquilo que as pessoas precisam. Tanto que há gente de outros municípios procurando atendimento aqui", complementa Ademilson Conrado, o prefeito do Cerro.








correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos