Coluna Política

Quem vem para a disputa em Cerro Negro?

Edson Varela - 727

"Não fazia questão de ir à reeleição, mas jamais me recolheria desse desafio para manter o trabalho que vem sendo feito". Disse-nos o prefeito Ademilson Conrado (PP) confirmando oficialmente que irá à reeleição, a partir daquilo que homologará a convenção deste sábado 12 de setembro. "Temos também um excelente time para disputar como vereador", destaca o prefeito de Cerro Negro observando que será mantida a mesma chapa com Lai Moraes de vice.

Faltando menos de uma semana para a definição e homologação de candidaturas e coligações, o suspense é sobre como virá a oposição em Cerro Negro. Vereador Adenilson Barbosa, o Mirso, garante que MDB e PSD terão nominata para integrar uma majoritária e os nomes serão apresentados em convenção até 16 de setembro. É um fato raro na história da política que, faltando menos de uma semana para homologar candidaturas, não se saiba quem concorrerá a prefeito e vice, como no caso da oposição em Cerro Negro. A essas alturas, talvez nem os próprios eventuais candidatos saibam que irá concorrer.

VARGEM: PL E PP - Convenção que irá homologar o nome de Milena Lopes à reeleição está programada para dia 16, quarta-feira. Está praticamente sacramentada a dobradinha do PL com o PP, sendo que os progressistas indicarão o vice. Vereador Ivo dos Passos, o mais votado da sigla na eleição passada, deverá integrar a majoritária ao lado de Milena Lopes. O PL também fechou a nominata a ser homologada de candidatos a vereador. Serão 14 ao todo. "Temos um cenário favorável por causa do trabalho realizado, mas caberá ao eleitor essa decisão. Estamos confiantes e otimistas", sinaliza a prefeita Milena.

DISPUTA EM VARGEM - A prefeita Milena Lopes terá como adversário o ex-prefeito Peixe (Nelson Gasperin Júnior) que era do PSD e se filiou ao MDB. Mas pelas informações colhidas, nem todo o MDB está engajado nesse projeto. Até onde a gente sabe, o maior líder do MDB da região, o deputado Romildo Titon não deve apoiar Peixe, optando pelo apoio à Milena.

SUSPENSE EM ANITA - A gente faz a leitura do cenário de indefinição na oposição de Cerro Negro, mas em Anita não é diferente. Porém, o suspense maior é do lado da situação. Prefeito João Cidinei nos reafirmou que segue em diálogo com mais três siglas para uma composição visando a disputa da reeleição. "Para vereador iremos com 14 nomes para a população escolher do PL". A convenção que homologará nomes acontece na quarta-feira, dia 16. 

OUTRO SUSPENSE - Tadeu Furtado me disse que buscará através de liminar o direito de disputar a eleição a prefeito pelo PSD. "Tenho os áudios da sessão onde os vereadores me defenderam porque quem causou a situação que ensejou a rejeição foi o João Cidinei", cita Tadeu. Ele explica que buscará essa segurança, através de uma liminar na justiça, para não ser surpreendido adiante. "E só concorremos se for na cabeça de chapa". O suspense aumenta porque, se Tadeu Furtado precisa de liminar para registrar candidatura, com João Cidinei não é diferente.

MAIS INTERROGAÇÕES - Há muita coisa a se consolidar nessa semana final de definição em Anita Garibaldi. Não faltam interrogações sobre os desdobramentos: Ina Matos vai concorrer a prefeito ou o PP compõe sem integrar a majoritária? Henrique Menegazzo coloca seu PSL apoiando uma majoritária ou insiste no projeto de ser prefeito? Tadeu Furtado vai à disputa para prefeito ou o PSD só apoia uma majoritária? Quem vem com Zezo Matos já que sua candidatura pelo PT seria irreversível? Quem comporá com o MDB de Rosane Rodrigues? E quem virá com João Cidinei e seu PL na dobradinha do Paço? São 11 partidos, várias dúvidas e tudo precisa ficar claro até a próxima quarta-feira, 16.

DIÁLOGOS E CAUTELA - Trocamos dois dedos de prosa com a pré-candidata a prefeita do MDB, Rosane Rodrigues. Evitou antecipar informações porque, segundo ela, há diálogos, mas sem definições. Rosane demonstra bastante otimismo com os apoios que vem recebendo, mas adota postura de respeito às demais siglas, visando uma composição. "Somente não conversamos com o João (prefeito), porque a intenção é um projeto alternativo ao atual", cita a prefeiturável do MDB. 

O QUE DIZ JUAREZ? - Esse projeto do MDB tem acompanhamento de Juarez Matos. Fala na mesma linha de Rosane Rodrigues, sem antecipar definições visto que essas não aconteceram ainda. Juarez apenas reforça a condição de que a presença de Rosane na disputa é irreversível. "O projeto deixou de ser dela e do próprio MDB, mas passou a ser das pessoas que demonstram apoio e se propõem a ajudar nesse desafio".

CAPÃO ALTO - Salvo se nas convenções que acontecem até a quarta-feira, 16, ocorram algumas mudanças, Capão Alto deverá ter quatro chapas para disputar a eleição. O DEM tem como pré-candidatos Marino Madruga e Rodrigo Pereira, numa chapa pura. Zezo Pires, o atual vice, tende a fazer dobradinha com a enfermeira Mineia Soldatelli de vice. Ela que já atuou como Secretária da Saúde no município. PSD poderá lançar uma chapa pura composta pelos vereadores Sadiana Lopes e Cláudio Corrêa. E o PP colocaria Tito Freitas à reeleição com vice ainda a ser definido. 

MDB PARA 2020 - Aos poucos o MDB vai comendo pelas beiradas e consolidando chapas. Há nomes pré-definidos como do vereador Dile para suceder a Lucimar Salmória em Abdon, Peixe para concorrer em Vargem, Rosane Rodrigues como a novidade na disputa aqui em Anita. Ivone Guarda será a vice em Celso Ramos. O Cerrito foi o primeiro a bater martelo com Moacir Ortiz tendo o vereador Gatinho de vice pelo PSD. Capão Alto aposta em Zezo Pires e Campo Belo vai de Dauri Fernandes. Só em Cerro Negro que o cenário dos pelegos vai clarear somente na reta final do prazo eleitoral.

CÂMARA DE CAMPO BELO - Logicamente o PT terá outro nome forte e em condições de manter essa representatividade na Câmara de Vereadores de Campo Belo do Sul. Mas surpreende a decisão de Orli Mocelin em não buscar mais um mandato. Presidiu o Legislativo e tem feito uma atuação bem pertinente. E pelo andar da carruagem vai ter mais titular se recolhendo da disputa à reeleição, embora por outro motivo. É o caso de Ademir da Guia Martins que pretende testar seu potencial eleitoral concorrendo a prefeito pelo Cidadania. 

AGRADECIMENTO - Cerro Negro perdeu um dos nascidos naquelas terras. Meu irmão Alfredo, 53 anos, que lutava contra o câncer fazia três anos, infelizmente faleceu no sábado, dia 05 de setembro. Até 10 anos de idade peleávamos juntos nas atividades da lavoura ali na Linda Vista. Depois, já em Lages, trançávamos laço por um bom tempo. Era meu irmão e parceiro de peleia nos tempos idos. A todos que enviaram mensagens pela lamentável perda, o agradecimento da minha família!





correiodoslagos

EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos