MDB: 'É com ela que vamos'

Por Edson Varela - 696

Executiva emedebista realizou reunião no apagar das luzes de janeiro. Da conversa saiu uma batida de martelo: A presidente Rosane Rodrigues é mesmo o nome do MDB para a disputa eleitoral em Anita neste ano. A professora e gestora educacional foi alçada à condição de pré-candidata, num movimento natural do partido, inclusive para fortalecer um único nome, sem ficar criando melindres e até eventuais rachas internos.

Definida a pré-candidatura, agora a própria Rosane Rodrigues, com ajuda de integrantes do MDB, lança-se ao desafio de dialogar com outras siglas. Ainda é cedo para definir qual partido estará coligado com este ou aquele. Mas há aquele ditado de que 'quem cedo madruga...'. Na metade do mês de março está prevista uma reunião ampliada focando o projeto do MDB com eventuais parceiros interessados no desafio de tentar suceder a João Cidinei no Paço.

Nada muito acelerado, mas caminhando. Até porque o MDB tem 'movimento' no próprio nome. E assim a sigla não vai ficar parada aguardando os prazos correrem sem a articulação que caracteriza as amarrações que antecedem a disputa. Por enquanto, Rosane Rodrigues é o fato novo para a disputa deste ano. Surgirá mais novidade no processo eleitoral que se avizinha?

PP DE CAMPO BELO - Numa evidência de que time forte é o que não falta ao PP, que já administrou Campo Belo do Sul em várias oportunidades, a sigla realizou reunião no primeiro dia de fevereiro. Do encontro foi definido que a sigla tem quatro nomes em condições de disputar a majoritária, ocupando espaços de candidatura a prefeito e vice. Naturalmente, como nenhuma andorinha faz verão sozinha, o PP abrirá diálogo para coligações na majoritária, embora nada impeça também uma chapa pura.


QUEM VEM DO PP? - A partir da reunião coordenada pelo presidente do PP de Campo Belo, no sábado, dia primeiro, além dele mesmo, Firmino Aderbal Chaves Branco, estão escalados para uma eventual disputa pela sigla os vereadores Ivan Carlos Bueno e Claudiane Varela Pucci. E para formar o quarteto com fortidão para suceder a Doutor Tadeu, o nome do ex-prefeito Laerte Branco de Moraes também é alternativa e foi apontado como possível candidato. Como escrevemos, time forte não falta ao PP para a peleia em Campo Belo.

CENÁRIO EM CBS - Município da Região dos Lagos com o cenário mais claro para a disputa é Campo Belo do Sul. Além do pré-candidato do PSL, Guilherme Manfrói Peixe, o MDB já escalou como pré o produtor rural, Dauri Fernandes, cuja experiência de gestão nos tempos que atuou no Sesi, é inconteste. Agora vem o PP apresentando suas lideranças. Há ainda alguns fiéis da balança no cenário como PDT do Belau, PSDB do Shampoo e o Cidadania de Ademir da Guia Martins. O PT do Mocelin tem seu eleitorado, assim como o DEM e o PSB do Jairo. E por fim, de se lembrar que quem administra Campo Belo atualmente é o PSD. Ou seja, há muita mistura para se fazer nessa salada política, antes da carreirada de outubro.


PSL NOS LAGOS - Além de Henrique Menegazzo em Anita, o PSL tem pré-candidato a prefeito em Campo Belo do Sul. Nesse município, cujo comando partidário é de Irineu Reinoldo Deuner, o pré-candidato é Guilherme Manfrói Peixe. Ainda aqui na Região dos Lagos o PSL tem Bruno Morais presidindo a sigla em Cerro Negro. Já em Celso Ramos o comando é de Giovani Burnagui. E Capão Alto, segundo a divulgação do próprio PSL, o comando da sigla é de Jair Rech.


BIOMETRIA CAMPO BELO - Dados atualizados na virada de janeiro para fevereiro indicam que é lento o processo de recadastramento biométrico envolvendo eleitores de Campo Belo do Sul. Justiça Eleitoral indica que dos 5.880 eleitores, pouco mais da metade, ou exatos 54,27% dos aptos ao voto, foram até o cartório de Anita se recadastrar. Ou o pessoal está adiando a viagem ou Campo Belo tem bem menos eleitores. Na última eleição municipal 5.489 campobelenses votaram.

CELSO E ABDON - Enquanto Capão Alto, Anita e Cerro Negro já concluíram o recadastramento biométrico e quem ficou de fora nesses municípios pode atualizar os dados até maio, há outros dois municípios do lado catarinense da Região dos Lagos com o procedimento em andamento. Celso Ramos já recadastrou 74,63% dos seus 2.511 eleitores. Abdon Batista tem 64,21% do eleitorado (eram 2.389 em 2018) já recadastrados ali no Cartório Eleitoral de Anita Garibaldi.

ABDON 2020 - Embora a oposição que é articulada e forte pense diferente, recebemos uma série de impressões sobre o poder de liderança do prefeito Lucimar Salmória. E nesses relatos, consta que quem ele apontar o dedo, pode ser o próximo prefeito de Abdon. Nessa linha, o caminho natural seria tentar eleger o vice-prefeito Altair Busnello (Ile) para sucedê-lo. Por outro lado, se os percalços jurídicos não lhe incomodarem (por enquanto não há qualquer impedimento), há leituras de que o ex-prefeito Abelha vem com fortidão para atrapalhar os planos do atual grupo que administra Abdon Batista.

NA FECAM - Deputada Carmen Zanotto que se uniu às lideranças na posse da principal entidade representativa dos municípios catarinenses. Lá também estava a prefeita Milena Lopes sintonizada às orientações sobre como tocar uma gestão em ano eleitoral, mantendo o ritmo de trabalho e atendendo a legislação. Milena é pré-candidata à reeleição em Vargem.


REPOSIÇÃO - Escrevemos que a reposição salarial de servidores municipais é obrigatória e, por isso, o prefeito João Cidinei fazia certo atendendo a norma e concedendo 4,48% em Anita. Porém, convém deixar claro que essa obrigação não é absoluta. STF decidiu ano passado que municípios que estiverem 'com a corda no pescoço' em termos financeiros, podem deixar de dar a reposição. Desde que justifiquem isso. A 'corda no pescoço' não é o caso de Anita, logicamente!

REGISTRO - Reportagem vai estar no jornal sobre o tema, mas puxo aqui o tema para destacar a importância desses empreendimentos energéticos, como é o caso da Usina Garibaldi, cuja gestora CTG Brasil tem acenado parcerias que dão retorno à coletividade. Por causa disso, tirando os melindres de indenizações que rondam a implantação da Usina São Roque, não há dúvida que é algo bem positivo para o município de Vargem. Que venha o empreendimento e que os investidores não percam de vista a necessidade de ajudar a comunidade,como se mostrou nessa ação beneficiando famílias nos Raithz, São Roque e São José, ali no Cerro. 






correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos