Folha em Anita: 'Não tem estouro nenhum'

Por Edson Varela - 678


Volta e meia, gastos com a folha de pagamento da Prefeitura entram no debate em Anita. João Cidinei dá uma chacoalhada na cabeça devido às palavras vindas ali do andar debaixo na Câmara. Vereadores estariam blasfemando que o índice de gastos chegaria a 80% da arrecadação. "Não sei se é maldade ou desconhecimento, porque os números estão à disposição", contrapõe. Ele nos passa o demonstrativo da despesa com pessoal. Aponta que os gastos beiram os 52% nos sete primeiros meses deste ano. "Se considerar os últimos 12 meses esse índice vai a 54%. Mas não tem estouro nenhum".

João Cidinei insiste que o desarranjo nas finanças do primeiro ano de gestão decorreu da retirada daquele valor que até então contava como arrecadação, servia para cálculo do percentual da folha, mas que nunca chegava nos cofres. "Era uma ficção porque o dinheiro sempre foi depositado judicialmente". Ele acrescenta a esse corte, o aumento do déficit porque pagou folha atrasada e outras dívidas herdadas de 2016. "O Tribunal de Contas questionou dados de 2017 e abriu prazo para defesa onde deixamos claro nossa austeridade. O que fizemos foi para colocar ordem na casa e resolver as pendências".

O prefeito explica que se no início da gestão houve gasto com pessoal acima daquilo previsto em lei, foi consequência de correções do passado. "Inclusive pagamento das encrencas que herdamos". Ele aposta na compreensão dos técnicos do TCE/SC para que, a partir da análise dos dados apresentados, haja a recomendação pela aprovação das contas de 2017. "Isso deve ocorrer agora em outubro", cita o prefeito, garantindo que os gastos com a folha, nos dias atuais, estão sob controle. "Só discorda disso quem não sabe interpretar os dados".

NOTICIÁRIO DA DÍVIDA - Estava agendado para esta semana um deslocamento do prefeito João Cidinei e sua retaguarda jurídica para uma reunião em Joaçaba. Na Procuradoria da Fazenda colocariam na pauta o parcelamento daquela dívida que causou o bloqueio nas contas em Anita. Segundo o prefeito, não houve devolução da totalidade que foi bloqueada dos cofres municipais e tais valores já foram direcionados para abater da dívida. "E há um indicativo para parcelamento da pendência. Mas daquela dívida não acredito que haja hipótese de um novo bloqueio", disse João Cidinei, embora existam outras pendências que está em processo de resolução (pagamento) que nunca se saiba qual a estratégia do credor para tentar resolver. "Enquanto existirem dívidas, sempre haverá certa insegurança", admite o prefeito.

SANEAMENTO EM ANITA - Naquela cruzada para tentar tornar realidade a rede de saneamento básico, aos moldes daquilo que Abdon Batista implementou a partir da luta do prefeito Lucimar Salmória, o prefeito João Cidinei esteve proseando com o Gerente de Projetos da Casan. Por coincidência, o engenheiro Carlos Roberto Bavaresco é anitense e repassou informações sobre as necessidades para que se aporte investimentos em saneamento. "Insistimos também nessa questão do saneamento, porque vou insistir até conseguir asfaltar essa espinha dorsal da nossa cidade. Mas o projeto de saneamento precisaria caminhar junto, visto que colocar asfalto e depois ter que estourar para fazer a rede de esgoto não faz sentido", confirma o prefeito de Anita.

CAMPO BELO - Reverencie-se a mobilização da comunidade para ajudar o Hospital Nossa Senhora do Patrocínio. Antes mesmo do bingão acontecer, todas as 10 mil cartelas já estavam vendidas. E como o veículo HB20 novinho foi doado, ampliou a arrecadação para ajudar a instituição. Aliás, vimos até a nota fiscal do HB20 doado, cuja aquisição pelo doador custou R$ 42.950,00. No bingo realizado, três ganhadores repartiram o HB20, sendo dois de Campo Belo (Thiarles Marcelino e Victor Ferreira) e ainda o anitense César Alexandre Frescki. Tudo realizado com muita transparência!

ANITA, FAZENDO O BEM - Repercutiu bem além das fronteiras anitenses o seminário que discutiu a gestão de resíduos, sejam orgânicos ou reciclados. "Estamos gastando mais recursos enterrando o lixo que com Educação", muito bem lembra Eduardo Geremia, da Associação Fazer Bem, cuja parceria com Prefeitura, Baesa, Enercan e Polícia Ambiental, permitiu uma visão ampla sobre o tema. Além de Anita Garibaldi, interessados de municípios como Campos Novos, Florianópolis, Lages, Celso Ramos, Rio Rufino, Pinhal da Serra, Cerro Negro, Campo Belo, Capão Alto e Bom Jardim, integraram à iniciativa.

ENSINAMENTOS DE FLORIPA - Um dos presentes nesse seminário em Anita foi Marcos José de Abreu, o Marquito, segundo vereador mais votado de Florianópolis. Abordou a "Revolução dos Baldinhos" na técnica sobre compostagem, que inclusive virou lei na Capital. Marquito fez questão de compartilhar a experiência com interessados sobre o tema aqui na Serra Catarinense. Vereador Ademir da Guia Martins (Cidadania), ao tomar conhecimento do seminário em Anita, fez questão de bolear a perna desde Campo Belo.


POR FALAR EM PLANTIO - Perto dos meus tempos de vivência no Cerro Negro para os dias atuais há uma evolução sem precedentes nas ações de sustentabilidade. Vieram as usinas, nosso mundinho virou município e tudo evoluiu. Há uma série de orientações e conscientizações que deixa a gente bem faceiro de poder compartilhar. É o caso da Semana da Sustentabilidade promovida pela Baesa. Em Cerro Negro até o prefeito Ademilson Conrado colocou a mão na terra, na ação que mesclou atuação da Escola Otília Ungaretti e o CRAS. Que essas ações se mantenham, porque é certo que darão bons frutos.

PSDB CELSO RAMOS - Candidaturas serão definidas lá adiante, mas desde agora os partidos precisam se organizar para fazer boas nominatas visando a disputa da eleição a vereador. É que não haverá coligação. Daí a importância da estruturação. É bem isso que está fazendo o PSDB em Celso Ramos. Encontro recente articulado por lideranças como a ex-prefeita Ines Pegoraro, até o presidente estadual, deputado Marcos Vieira, juntou-se à prosa.

ADESÕES EM CELSO- Além da movimentação e estruturação sempre pertinentes para qualquer sigla partidária, o PSDB foi além. Filiou 65 pessoas ao partido, reforçando o propagado fortalecimento. "A surpresa bem positiva foi a adesão e envolvimento da juventude. Vieram conosco fortes lideranças de outras siglas, fortalecendo ainda mais o PSDB", confirma Inês Pegoraro, naquela linha de estruturar o partido focando a eleição vindoura, cujas definições se terá mais adiante.

MAIS CELSO RAMOS - Presidente do Cidadania (antigo PPS) de Celso Ramos, João Batista, participou do encontro estadual da sigla. Ficou decidida a estratégia de um mutirão de visitas para conviver potenciais candidatos para se engajar no projeto de 2020. "Além desse fortalecimento de candidaturas para vereador e vereadora, focaremos nomes para a majoritária, dentro do projeto Cidadania 23", resume o Presidente da sigla no município.

DO STF - Quem diria! Uma decisão do STF poderá beneficiar o anitense Elizeu Matos, condenado a mais de 24 anos de prisão, decisão em relação à qual recorre no TJ/SC. Acontece que há uma corrente entendendo que em processos com delações (caso do Elizeu), o réu deve ser o último a se manifestar, para garantir o contraditório e ampla defesa. E isso não teria ocorrido no caso do ex-prefeito de Lages. Embora Elizeu tenha confidenciado a alguns que pretende provar no mérito que o processo que o condenou está cheio de nulidade. 



correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos