Anita a Celso: Compasso de torcida e espera

08 Fevereiro 2019 11:10:00

Por Edson Varela - 644

Governador Carlos Moisés não pode deixar de estender a mão à Região dos Lagos por falta de conhecimento da realidade. É o que pode ser dito a partir da rápida prosa dos prefeitos de Celso Ramos e Anita Garibaldi com ele na sexta-feira, 01. De forma inteligente, articulou-se com a equipe do Correio dos Lagos para retratar em forma de reportagem a realidade da obra que liga Anita a Celso. O conteúdo foi entregue ao governador.

Nesta semana indagamos ao prefeito João Cidinei se já havia aceno prático em relação à conversa da sexta-feira passada. "Colocamos a situação para o governador. Ele disse que iria despachar o assunto com o Secretário de Infraestrutura. E ainda neste mês nos daria uma solução definitiva". Foi o que informou o prefeito de Anita. A região precisa de uma posição, até para buscar a manutenção do trecho, caso pare a obra. Do jeito que está não pode ficar.

Coronel Carlos Hassler é o Secretário de Infraestrutura do Estado. Conhece a Serra Catarinense porque comandou na virada da década a unidade do Exército em Lages. Como o Estado vem numa crescente de arrecadação e Carlos Moisés aponta a infraestrutura como prioridade em seu governo, tudo converge para termos a retomada da obra. Torcida e orações não faltam!


COM DEPUTADOS - Além do governador, os deputados estaduais foram abordados sobre essa demanda da estrada entre Anita e Celso Ramos. Além de Romildo Titon (MDB) e Nilso Berlanda (PR), o serrano Marcius Machado (PR) recebeu o exemplar do Correio dos Lagos relatando a situação da SC-390. Não é por falta de informação e pressão que deixarão de ajudar.

CERRO PRESENTE - Numa evidência que o asfalto entre Anita e Celso Ramos interessa a toda Região dos Lagos, lideranças de Cerro Negro, presentes na posse dos deputados, também pleitearam a obra. Secretário de Administração, Cristhyan Brunetta Barros, secretário de Obras e vereador Luiz do Libório e José Erquinedes Brunetta, o Nego, frequentaram o evento e os gabinetes dos deputados. Pediram ajuda para Cerro Negro adquirir rolo compactador, duas caçambas e apoio para pressionar a retomada das obras da SC-390 em direção a Celso Ramos.



NA POSSE - Prefeita Milena Becher (PR) acompanhou a posse no parlamento catarinense, respaldando deputados dos quais aguarda apoio para ações em Vargem. Crê especialmente na ajuda de Titon (MDB) e dos integrantes da bancada do PR, como Marcius Machado e Berlanda. Como os deputados têm um quantitativo de R$ 6 milhões anuais de emendas impositivas, os prefeitos fazem a militância de olho em parte desses recursos para seus municípios.

MAIS POSSE - Vice-governadora Daniela Reinehr esteve em Brasília acompanhando ato de posse de deputados e senadores. Por lá assumiu para um novo mandato a deputada Carmen Zanotto, a mais votada aqui em Anita e que obteve expressiva votação na Região dos Lagos.


TROCA NO CERRO - Tão importante quanto tomar um fôlego e recarregar as baterias para enfrentar as peleias durante o ano, é permitir que o vice possa atuar na função de prefeito, demonstrando harmonia e bom entrosamento. É o que faz o prefeito Ademilson Conrado (PP) ao entregar durante o mês de fevereiro o cargo ao vice, Lai Moraes (PPS). Além de Secretário de Saúde, Lai agora é prefeito.


NÃO HAVIA CAOS - Tadeu Furtado, vice-prefeito de Anita, pede a palavra para esclarecer. Aponta que enquanto estava no comando da Prefeitura, foi mantida a manutenção no interior. Cita que boa parte das estradas recebeu melhorias. E que se há situação precária, ou um caos, como cita João Cidinei, é porque as ações não tiverem sequência na segunda quinzena de dezembro e janeiro.

QUESTÃO FÉRIAS - Segundo Tadeu Furtado, não coube a ele definir o período de férias dos operadores de máquinas, de maneira que o setor tenha ficado desguarnecido em janeiro. "Se houve decisão em conceder férias, isso ocorreu depois que deixei o cargo. Teria feito o planejamento para um rodízio, de forma a não deixar a área desguarnecida", esclareceu o vice-prefeito. 

FOLHA E CARGOS - Tadeu Furtado, embora respeite decisões de João Cidinei, lamenta que tenha se optado por não manter servidores efetivos nos cargos de secretário. Não tem nada contra Ivo Gehrke, chamado para a Secretaria de Obras e muito menos Enia Scheuermann que assumiu a Educação. Mas pondera que quanto mais crescer o custo da folha de pagamento, menos disponibilidade de recursos Anita terá para ações prioritárias que a população precisa. "E os servidores efetivos atuam como secretários com competência e responsabilidade". 


CÂMARA DE ANITA - Vereadores anitenses retornaram às sessões (já que a maioria mantém trabalho mesmo no recesso). A novidade a partir de agora é a gravação das sessões com veiculação na Rádio Alegria FM no dia seguinte. Excelente oportunidade para o anitense conferir o conteúdo do trabalho na Câmara. Cerro Negro já faz esse tipo de transmissão com sucesso, despertando interesse na comunidade em acompanhar a atuação dos vereadores. Iniciativa do presidente Hugomar Zanchetta (PT) com apoio, concordância e incentivo de seus pares.







correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos