Você são pais participativos?

Por Correio dos Lagos - 654

Você é do tipo de pai que acompanha o andamento escolar do seu filho? Ou é aquele que não sabe nem qual o ano e a escola que o seu filho estuda?

Cada vez mais os ambientes escolares estão buscando levar os pais e familiares para dentro das escolas para compartilhar da vivência educacional dos filhos, com isso criou-se o Dia da Família na escola, sendo este um momento de interação dos estudantes, pais, familiares com professores, diretores e funcionários das escolas.

Mas você pode estar se perguntando: Qual a importância de ir apenas um dia na escola de meus filhos?

Essa ação pode mudar a rotina escolar de seu filho, demonstrando que vocês são pais que estão preocupados com o futuro deles, que você disponibiliza tempo para os estudos e a convivência escolar e que está ciente de que a escola é um ambiente para ensinar a gramática, a matemática, ciências, geografia, entre outras disciplinas além do convívio social. Porém é em casa que se aprende a ter educação, as boas regras e acima de tudo o respeito.

Infelizmente nos dias atuais é comum acompanhar histórias de adolescentes com depressão, suicídios, baixo rendimento escolar... e não vale dizer que isso ele aprende na escola, como muitos pais costumam jogar a responsabilidade para as instituições de ensino. Imagina um filho chegar em casa depois de uma tarde toda de ensinamentos e descobertas, com a empolgação em ter aprendido algo novo que até então era desconhecido, e você pai, mãe, talvez esteja cansado do trabalho e dos afazeres diários, mas não tira 10 minutos para escutar seu filho, e até mesmo perguntar como foi a escola, o que aprendeu e se tem tarefas a realizar. Imagina essa cena se repetindo diariamente, um filho querendo a atenção dos pais, que não conseguem organizar o tempo. Imagine como fica a cabeça dessa criança, desse adolescente, sabendo que o pai tem tempo para o celular, mas não tem tempo para lhe ouvir, conversar e lhe ajudar.

Os filhos crescem, muitos aprendem com a vida a se tornarem bons filhos e futuramente buscarão ser para seus filhos, o que os pais não foram para eles, porque eles tiveram que aprender na dor, na solidão e na ausência de seus pais, enquanto estavam na fase escolar e descobrindo o mundo.

Pare para analisar se as suas ações trarão consequências positivas ou negativas na vida de seu filho. A escola vai muito além das suas obrigações de ensinar, muitas vezes o carinho e a atenção são disponibilizados exclusivamente no ambiente escolar.

Pense que ao gerar um filho, você será pai e mãe para o resto da vida e em cada fase dela, inclusive participando da vida escolar deles.




correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos