laboratório ambrosio - De olho na saúde

Minutos que fazem a diferença

Fernando Junior Ambrosio

Se você tem problemas de insônia, alguns especialistas vão querer saber imediatamente sobre seus padrões de sono. Se você tem o hábito de deitar no sofá várias vezes ao dia para tirar um cochilo, isso pode estar interferindo no seu sono da noite.

Tirar cochilos não é ruim. \"Um cochilo rápido todos os dias pode realmente trazer benefícios à saúde e ajudar a manter o nível de atenção durante o dia, principalmente quando já se está na idade adulta\", diz o Dr. Dinges.

\"Muitas pessoas descobrem que, quando passam dos 40, se fecharem os olhos e dormirem um sono leve por alguns minutos, vão se sentir mais renovadas depois. Um cochilo rápido por dia com certeza vai ser bom para você\", aconselha o médico.

Cochilar é um hábito natural da nossa rotina. Os animais cochilam com frequência, como fazem os idosos e as crianças menores. Em algumas culturas, a sesta da tarde é algo comum: ponha os pés para cima, tire um cochilo e volte renovado.

\"Além disso, se você não está dormindo tanto quanto deveria, cochilar é uma forma de compensar o défcit. Uma cura simples para falta de sono é dormir: tirar um cohilo é um jeito de compensar e recarregar as baterias\", diz o Dr. Stampi. Siga os conselhos do Dr. Stampi antes de tirar o próximo cochilo.

Adquira o hábito: Algumas pessoas têm dificuldade para cochilar mesmo que um \"soninho\" de apenas dez minutos possa fazer bem. Cochilar pode ser um hábito adquirido. Você só tem que torná-lo parte de sua rotina.

Cochile por pouco tempo: Geralmente, 15 a 30 minutos de descanso são o bastante para que você se recupere. Se você dormir mais que isso, vai acabar se sentindo sonolento. \"O melhor de um cochilo é que ele pode ser curto e ainda fazer muito bem\", assegura o Dr. Stampi. \"Se o seu sono for estendido para uma hora, você provavelmente vai acordar de um momento de sono profundo e ainda vai sentir sono depois do cochilo\", acrescenta ele. Para aproveitar os ciclos normais de sono, um cochilo deve durar menos de 30 minutos ou no mínimo uma hora e meia.

Fique confortável: Afrouxe os sapatos, deite-se no sofá, ou apenas relaxe numa poltrona. Se você precisa cochilar enquanto estiver dirigindo, encoste o carro numa área tranquila e tranque as portas, incline o banco para trás e baixe os pára-sóis. Você vai dormir mais rapidamente se ajustar o ambiente.

Vá com calma: Não levante e volte correndo para o que estava fazendo, principalmente se estava dirigindo. Passe alguns minutos supernado o que os médicos chamam de inércia do sono. Tome uma xícara de café, dê um telefonema, ou fique de pé exposto ao sol para que os efeitos do cochilo de dissipem. Quando você se sentir alerta de novo, vai poder continuar o que estava fazendo.



correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos