LABORATÓRIO AMBROSIO - DE OLHO NA SAÚDE

COMO O CÂNCER SE DISSEMINA

Fernando Junior Ambrosio

Os tumores crescem por angiogênese, desenvolvimento de novos vasos sangüíneos que os nutre. A taxa de desenvolvimento de cada câncer é medida pelo tempo de duplicação (tempo necessário para dobrar o número de células), que variam de um mês a dois anos. Um tumor típico dobra até 30 vezes e contém mais de um bilhão de células, até formar um caroço perceptível de 10-12mm de diâmetro. Nesse momento, talvez já tenha se disseminado pelos vasos sangüíneos e pelo sistema linfático para outros tecidos, causando tumores secundários.

Define-se a disseminação do câncer por estágios: no estágio 0, o câncer costuma ser autocontido; nos estágios 1 e 2 pode ter se estendido a tecidos próximos; nos estágios 3 e 4, há disseminação para tecidos distantes.

TIPOS

COMUNS DE CÂNCER

Cerca de um em cada três adultos desenvolve alguma forma de câncer. Nas crianças, a taxa global é baixa - cerca de uma em cada 600. Existe grande variação internacional na incidência dos tipos comuns de câncer. No Brasil e nos EUA, o câncer de pulmão é o que mais mata. Nas mulheres, o câncer de mama ocupa o segundo lugar, mas menos da metade das mulheres afetadas e submetidas a tratamento morre da doença. O câncer de estômago está em terceiro lugar.

Outros tipos comuns de câncer incluem a leucemia (proliferação maligna dos glóbulos brancos), o linfoma (câncer dos gânglios linfáticos) e o câncer de testículos. Todos são sensíveis a quimioterapia e normalmente respondem bem ao tratamento.



correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos