laboratório ambrosio

De olho na saúde

Fernando Junior Ambrosio

As más notícias sobre Perda Óssea

O símbolo mais tocante da idade é a corcunda de viúva, ou seja, o curvamento da coluna que se desenvolve após múltiplas fraturas nessa área. E isso é resultado direto da osteoporose, observa a Dra. Ethel Siris. \"Você caminha com a cabeça para baixo de modo que não pode ver o mundo como antes\", diz ela. \"Você escolhe. Suas roupas não vestem bem. Sua caixa toráxica moveimenta-se muito próximo da pelve. Isso significa que há menos espaço em seu abdome com relação ao conteúdo abdominal, e você fica barrigudo.\"

Quando uma pessoa idosa fratura um osso, em geral há um custo em termos morais, além do custo físico. As pessoas que sofreram uma fratura da coluna em geral ficam tão aterrorizadas com apossibilidade de sofrer outra que temem fazer qualquer coisa e ir a qualquer parte, explica a Dra. Siris. Você tem mais probalidade de se abaixar para abraçar seus netos, fazer amor com seu parceiro ou ir a uma festa dançante se não tiver medo de esmagar uma vértebra.

A outra \"punição\" da osteoporose é a perda potencial de independência dos idosos. Uma fratura de quadril, por exemplo, quase sempre exige hospitalização e cirurgia de grande porte. Embora algumas pessoas se recuperem bastante bem a ponto de voltar a ser independentes, 15% a 20% ainda se encontram em uma enfermaria um ano após a fratura.

 



correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos