Falta de dentes pode trazer dor

Guilherme Garib

Fernando Junior Ambrosio

A falta de dentes e maloclusões -encaixe errado dos dentes- são fatores de risco para a disfunção da ATM (articulação têmporo-mandibular). Essa articulação é responsável por todas as funções que necessitam de abertura da boca, e abrange ligamentos, músculos da mastigação, ossos do maxilar e da mandíbula, dentes e outras estruturas.

Se esse conjunto não funcionar adequadamente, podem ocorrer sensação de pressão na região dos ouvidos ou queixo, dores de cabeça, dificuldade em abrir a boca ou ao mastigar alimentos, cansaço na face ao acordar e estalos ao abrir a boca.

Além do problema dentário, outros hábitos comuns estão relacionados à disfunção, como apertar os dentes ou rangê-los (bruxismo), morder objetos, roer unhas, ficar com postura incorreta da cabeça (para a frente). Estados depressivos também podem predispor ao problema.

Segundo os dentistas, a perda de um só dente também pode provocar uma alteração nas articulações da mandíbula. Nesses casos, é fundamental que haja a reposição dentária para que a mordida seja feita de forma correta, sem prejuízo da articulação.

Por ser um problema multifatorial, o tratamento dos distúrbios da ATM, especialmente os casos crônicos, envolve atuação conjunta de dentista, otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e de psicólogo.

fonte : folha de SP



correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos