Olho no Olho

Celso Neves

Fernando Junior Ambrosio

Celso Luiz Neves, membro executivo da diretoria do MTG/SC, onde ocupa o cargo de vice-presidente, é o entrevistado desta edição.

Dr. Celso, como se tornou conhecido na cidade, é casado com Rita de Cássia Neves. Desse enlace surgiram as filhas: Bianca Cristina Neves e Cíntia Neves Oneda. Esta última é casada com Rafael Oneda. Deles, veio o neto Rafael Oneda Filho (foto).

Natural de Lages, Celso é Advogado há 29 anos, e adotou Anita Garibaldi para viver no ano de 1979.

Correio dos Lagos - Como surgiu o gosto pela tradição?

Celso Luiz Neves - Na realidade sou descendente de uma família que sempre foi ligada a Tradição. Meus avós tanto por parte de pai quanto de mãe, exerciam atividades agropecuárias. No entanto, ao passar a residir em Anita Garibaldi, e incentivado principalmente pelo meu Tio Jose P. Neves, passei a participar mais ativamente do Movimento Tradicionalista.

Assim, no ano de 1986, a convite do Tio Déco, assumi pela primeira vez a Assessoria Jurídica do Movimento, quando ainda era ATGESC-Associação Tradicionalista Gaúcha do Estado de Santa Catarina. Posteriormente ouve a fusão de Movimentos Tradicionalistas no Estado, nascendo assim o MTG/SC ? Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina. Do ano de 1992 a 1994, fui escolhido Coordenador Municipal. De 1994 a 2004, fui eleito Assessor Jurídico ( 5 mandatos), de 2004 a 2008, fui eleito Diretor Administrativo ( 2 mandatos). No dia 27/07/2008, fui eleito Vice Presidente do MTG/SC fazendo parte da chapa encabeçada pelo Sr. Itamar Sebastião de Matos (Tio Preto) com mandato até o final de julho do ano de 2010. É uma missão difícil, mais com o apoio principalmente da minha família e de amigos procurarei desempenhar a função com muita competência e responsabilidade.

Correio dos Lagos - Considera o tradicionalismo um esporte apaixonante?

Dr. Celso - O Tradicionalismo não é somente um esporte apaixonante, mas sim uma cultura que deve ser respeitada e passada de geração a geração respeitando todos os seus objetivos especialmente a família e a amizade. Lamentavelmente algumas pessoas desvirtuam estas finalidades fazendo com que a tradição torne-se simplesmente competições com fins comerciais e lucrativos

Correio dos Lagos - Fale sobre o trabalho do MTG/SC pelo Estado?

Dr. Celso - O MTG/SC é a entidade que coordena todos os eventos tradicionalistas no Estado de Santa Catarina. Nesta oportunidade estão filiados 690 CTGs e 2.700 Piquetes distribuídos em 16 Regiões Tradiciolistas. O MTG/SC, com os trabalhos sérios e organizados dos Ex-Presidentes José Alves Rodrigues, Itamar Sebastião Matos e Edio Schweitzer, passou a ser referencia nacional, e hoje é o único MTG do Brasil, que possui sede Social e Sede Administrativa, enquanto que os outros MTGs do Brasil estão em situação difícil, não possuem sequer local próprio para as suas atividades.

Correio dos Lagos - Faça uma avaliação dos torneios de laço realizados na região?

Dr. Celso - A nossa região é a 14ª. Região Tradicionalista englobando os Municípios de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Anita Garibaldi e Celso Ramos. Nestes Municípios são realizados grandes eventos, infelizmente em nosso Município por motivos que reservo-me ao direito de não comentar, as grandes promoções não estão acontecendo.

Correio dos Lagos - E o que diria de nossos laçadores?

Dr. Celso - Na 14ª. Regiões têm grandes laçadores. Em Anita Garibaldi não é diferente, pois temos laçadores que representam muito bem a nossa cidade, temos laçadores nascidos e criados em Anita Garibaldi, que participam de grandes Equipes do Estado de Santa Catarina e do Brasil apresentando-se muito bem e elevando o nome de nossa Cidade.

Correio dos Lagos - Como é feita a programação das laçadas na região?

Dr. Celso - Os eventos de todas as regiões são antecipadamente agendados no MTG/SC. A entidade promotora agendara o seu evento que dentro do possível não devera coincidir com outro na mesma região.

Correio dos Lagos - Quantos e quais CTGs existem atualmente em Anita Garibaldi?

Dr. Celso - Nesta Oportunidade em Anita Garibaldi, existem 9 CTGs, são eles:

1-CTG Laço da Amizade,

2-CTG Presilha Garibaldina,

3-CTG Porteira Garibaldina do Rosário,

4-CTG Porteira do Pinhal,

5-CTG Presilha de São José,

6-CTG Rincão do Marmeleiro

7-CTG Estância Nova

8-CTG Valentim Vicente Amorim

9-CTG Fogo de Chão.

Filiados neste CTGs, estão em atividades hoje 28 Piquetes.

Correio dos Lagos - E na região, qual o número de CTGs?

Dr. Celso - Na 14ª. Região Tradicionalista encontram-se cadastrados junto ao MTG/SC, 30 CTGs e 138 Piquetes em atividades.

Correio dos Lagos - Preservar a tradição é manter viva a história de nossos antepassados?

Dr. Celso - Não só manter viva a história de nossos antepassados, mas também manter os bons costumes e o respeito às entidades especialmente as famílias.

Correio dos lagos - O movimento tradicionalista é um esporte de toda a família?

Dr. Celso - Não só o esporte, mas a manutenção dos bons costumes e o respeito. Nos eventos tradicionalistas é comum a participação da esposa, dos filhos, dos netos, dos bisnetos e demais membros da família.

Correio dos Lagos - Qual o principal evento realizado na região?

Dr. Celso - Na 14ª. Região tem bons eventos.

Correio dos Lagos ? Na sua opinião, o que é necessário para se tornar um bom laçador?

Dr. Celso - Treinar muito, estar bem montado e ter muita humildade.

Correio dos Lagos ? Deixe uma mensagem aos nossos leitores.

Dr. Celso - Quero aproveitar a oportunidade para agradecer todos aqueles que me apóiam, com a certeza de que procurarei realizar um bom trabalho representando bem nossa região em prol de uma tradição forte e unida.



correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos