Olho no Olho

PEDRO KEMER DOS SANTOS, comandante do segundo pelotão de policia militar de Anita Garibaldi, é o entrevistado desta edição.

Fernando Junior Ambrosio

Na oportunidade, ele fala sobre diversos assuntos, entre eles, a promoção recebida recentemente onde passou a categoria de Major e a sua despedida de Anita Garibaldi nos próximos dias. Natural de Lages, o Major Kemer, 45 anos, é casado com Ivonete Tilmann. O casal possui quatro filhos, sendo: Gustavo, Leonardo, Júnior e Vitor. Formado em Direito pela Univali de Itajaí e pós graduado em segurança pública pela Unisul de Florianópolis, nosso entrevistado, que há 25 anos está na policia, confessa ser apaixonado pela profissão que escolheu para sua vida.

Correio dos Lagos - O que tem a dizer da atividade Policial Militar na sua vida pessoal?

Pedro Kemer dos Santos - Foi minha primeira e única profissão. A hierarquia e disciplina apesar de muitos julgarem pesadas, influenciaram muito na formação de meu caráter e personalidade. A Polícia Militar evoluiu muito, hoje é uma excelente profissão.

Correio dos Lagos - Fale sobre as promoções na carreira?

Major Kemer - Ingressei como Soldado, fiz o Curso de Formação de Oficiais, na época quatro anos em regime de internato, fui promovido à Aspirante, Oficial em seguida por merecimento à Segundo Tenente, Primeiro Tenente, Capitão e no mês passado fui promovido a Major.

Correio dos Lagos - Porque está deixando a cidade?

Major Kemer - Como fui promovido a Major, vou assumir a Seção de Planejamento do 6º Batalhão em Lages, as transferências fazem parte das estratégias de nossa Organização, mas jamais mudaram o princípio da nossa uni-direcionalidade, pois a realização que buscamos, é sempre a demonstração de sermos úteis e necessários a sociedade, em qualquer lugar que trabalharmos.

Correio dos Lagos - Quando acontece a solenidade de troca de comando em Anita? Quem assume?

Major Kemer - Provavelmente após o período eleitoral, que no momento é o nosso foco. O novo Comandante do 2º pelotão será o Capitão Marcelo, oriundo de Florianópolis.

Correio dos Lagos - Por quanto tempo permaneceu em Anita Garibaldi?

Major Kemer - Assumi dia primeiro de março de 2007, portanto faz aproximadamente um ano e seis meses que trabalho em Anita.

Correio dos Lagos - Como avalia o trabalho da PM na região?

Major Kemer - A Polícia Militar está cumprindo com seu papel, evidente que há muito o que fazer, falta ainda o comprometimento da sociedade, pois segurança é um direito e responsabilidade de todos.

Correio dos Lagos - O efetivo de Anita é suficiente para atender as ocorrências registradas por aqui?

Major Kemer - Sim, atualmente contamos com 15 Policiais na sede do 2º Pelotão, um grande efetivo não é sinônimo de excelência nos serviços prestados, mas temos que realizar cursos de revitalização e melhor equipar o efetivo que temos, esse é o projeto que será concretizado até o final do ano.

Correio dos Lagos - Quais as principais ocorrências registradas?

Major Kemer - Vias de fato, furto a residência, acidente de veículos com danos materiais e perturbação do sossego alheio.

Correio dos Lagos - Com relação aos furtos no interior do município. Quais as providências que estão sendo tomadas, visando acabar com esse tipo de crime?

Major Kemer - A realização de rondas nas localidades, barreiras policial, operação varredura, enfim, tentamos evitar que o crime aconteça e sabemos que a Polícia Civil está atuando nas investigações após o crime ocorrido.

Correio dos Lagos - A população tem reclamado dos \"pegas\" durante a noite no centro da cidade. Tem conhecimento sobre esse fato?

Major Kemer - Todas as guarnições de serviço sabem que essas ocorrências acontecem, os casos flagrados, são autuados com o Termo Circunstanciado e encaminhados ao Fórum local, além das penalidades previstas na Legislação de Trânsito.

Correio dos Lagos - Temos conhecimento de que o uso de entorpecentes está aumentando na região. O que a polícia tem a dizer sobre isso?

Major Kemer - O recrudescimento do uso de drogas, que era problema somente das grandes cidades, hoje de forma ascendente é transnacional. Não podemos nos manter silentes em relação aos problemas que nos afetam, nem nos permitimos lançar mão de uma retórica rósea para tentar escamotear da sociedade, um quadro que se não analisado com seriedade, tende a chegar ao descalabro. Por isso o PROERD ( Programa de Resistência as Drogas e a Violência) e a atuação da Polícia Comunitária fazem parte da prevenção, mas é necessário o engajamento da escola, família, religião e Poderes Constituídos.

Correio dos Lagos - O Disk denúncia, ou seja o telefone \"190\",  pode ser um grande aliado da população local para denunciar possíveis irregularidades, anonimamente?

Major Kemer - Com toda certeza. Embora a presença da Corporação seja a garantia da Lei e da Ordem, é impossível estar em todos os locais ao mesmo tempo. Cabe as pessoas ao menos ligar para o 190, que é gratuito e nos repassar as informações, sem a necessidade de se identificar, então a guarnição de serviço tem a obrigação de se deslocar para o local informado, a fim de averiguar o que está ocorrendo, isso cabe para todos os casos, elemento suspeito rondando a rua, perturbação da ordem, tráfico de drogas, \"rachas\" etc.

Correio dos Lagos - Recentemente a PM começou a fazer o Termo Circunstanciado (TC), que anteriormente era atividade somente da polícia civil. O que isso pode melhorar em termos de agilidade nos processos?

Major Kemer - Temos certeza que com a elaboração do Termo Circunstanciado, melhorou em muito a qualidade de vida das pessoas, em razão de que o conflito é resolvido na hora. Costumamos dizer que a Polícia Militar deixou de realizar a atividade de \"cone\" ( ficar parado olhando os fatos acontecerem); Espantalho (somente para assustar); Garçom de Delegacia (conduzir um cidadão que poderia ser liberado no local da ocorrência); Leão de Chácara..., Conforme estatísticas, o índice de ocorrências reduziu muito após o advento do TC.

Correio dos Lagos - Faça uma avaliação do relacionamento entre as duas policias (Militar e Civil).

Major Kemer - Normal, cada instituição cumpre seu papel constitucional.

Correio dos Lagos ? Qual a avaliação que faz do trabalho da Polícia Comunitária?

Major Kemer - No momento aguardamos a reativação da nova diretoria do CONSEG, que será montada em breve. O ideal que todos os seguimentos da sociedade participem. O comprometimento deve ser de todos, pois quando se fala em segurança, quando vai bem ninguém lembra que existe, quando vai mal dizem que não existe, mas quando realmente não existe, todos concordam que deveria existir, então a importância do CONSEG, que nada mais é que um foro de debates, onde a sociedade se reúne para discutir e encontrar soluções para os problemas que afligem a comunidade local.

Correio dos Lagos - As eleições Municipais estão se aproximando. Deseja deixar alguma recomendação para os candidatos e eleitores de Anita Garibaldi e região?

Major Kemer - Sabemos que nesse período pode aparecer oportunistas dos pequenos momentos de fama, que tentam de todas as formas, derramar seus rancores e suas ideologias desestabilizadoras, as quais abomino, por isso acredito que em Anita e região, pela história desse povo ordeiro e trabalhador, tanto os candidatos quanto os eleitores estão cônscios desse momento tão importante para o futuro da nação.

Correio dos Lagos - Alguma estratégia será aplicada no dia 05 de outubro, visando proteger a democracia e o direito do voto?

Major Kemer - Com certeza. Todos os policiais de toda circunscrição do 2º pelotão estarão de serviço no dia das eleições. É constitucional \" ninguém poderá impedir ou embaraçar o exercício do voto\", ocorrendo qualquer infração, os agentes serão imediatamente conduzidos á presença do juíz competente. A Legislação Eleitoral atual é perfeita e nesse momento representamos a Federação, caso ocorra flagrante de crime eleitoral, como exemplo a captação ilícita de sufrágio, boca de urna e outros crimes previstos na Legislação, a Polícia Militar vai agir, como vem fazendo, com o poder de polícia para manter a Ordem Pública a fim de garantir o pleno exercício do voto.

 

Correio dos Lagos - Deixe uma mensagem aos leitores do jornal Correio dos Lagos

Major Kemer - Neste momento de despedida, quero agradecer a todas as autoridades, policiais militares, civis, imprensa, amigos, enfim, a todos que se fazem presentes no nosso cotidiano. Concito a toda sociedade Anitense para se engajar junto com a Polícia Militar na luta contra violência e a criminalidade, através do Conselho Comunitário de Segurança e Informações pelo fone 190. Pois tenho certeza que todos queremos viver numa sociedade justa e feliz.



correiodoslagos


EDITORIAS
1547797947.jpg

Rua Frei Rogério, 405, Sala 2, Centro, Anita Garibaldi, CEP 88590-000
Fone (49) 3543-0260

Redação: redacao@jornalcorreiodoslagos.com.br

Comercial: comercial@jornalcorreiodoslagos.com.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio dos Lagos