ENVELHECIMENTO E JUVENTUDE parte 2

Por João Maria

Fernando Junior Ambrosio

Para levar uma vida saudável a medicina recomenda: alimentar-se de forma equilibrada, não fumar, fazer atividade física regularmente e beber com moderação aumenta a expectativa de vida em catorze anos. Por outro lado, uma rotina desregrada quadruplica o risco de morte por câncer e problemas cardíacos. Especialistas brasileiros acrescentaram a prática de atividades prazerosas que ajudam a enfrentar o stress. O bom humor e as emoções positivas podem alongar a vida em pelo menos um ano e meio. Tudo somado, o ganho é de quinze anos e meio. A diferença está nas decisões que tomamos ao longo do tempo que podem retardar ou até evitar os efeitos da genética. Quanto mais cedo passamos a nos cuidar, melhor. Os \"saudáveis de última hora\" estão sempre em desvantagem em relação a quem resolveu cultivar bons hábitos ainda na mocidade. Mas isso não é motivo para desânimo. Nunca é tarde para começar. Como dizia atriz americana Mae West (1892-1980): \"Nunca somos velhos demais para ficar mais jovens.\"

Ganhe 15 anos e meio:

Fazer exercícios físicos regularmente: Uma rotina de exercícios pode prevenir e até modificar o curso de uma série de doenças ? do diabetes aos distúrbios cardiovasculares, da osteoporose a diversos tipos de câncer, da depressão e ansiedade aos problemas do sono. A probabilidade de um sedentário morrer antes da hora é 25% maior. Portanto, se você quer viver mais, mexa-se. Em nome da boa saúde, basta meia hora diária de exercício físico moderado, cinco vezes por semana (mais 3 anos).

Não fumar ? Uma tragada leva aos pulmões quase 5.000 substâncias tóxicas. Pelo menos sessenta delas são cancerígenas. O cigarro está associado a 90% dos tumores malignos de pulmão e aos cânceres de boca, pâncreas, estômago e bexiga. O tabagismo causa também problemas cardiovasculares e enfisema, entre outros males. Além disso, o cigarro diminui a oxigenação da pele e acentua a quebra das fibras de colágeno. Resultado? Uma fisionomia envelhecida, a pele sem viço e marcada por rugas precoces (mais 5 anos).

Alimentar-se de forma regrada ? e com prazer ? O cardápio não inclui nenhum grupo alimentar. Do total de calorias ingeridas, 60% devem vir dos carboidratos, 30% das gorduras e l0% das proteínas. Dessa forma, o organismo é suprido de todos os nutrientes imprescindíveis para funcionar bem. Alguns alimentos, já se sabe, afastam doenças, Um prato de comida não deve ser encarado, no entanto, como uma prescrição médica. \"Coma com moderação, acompanhado, quando possível, e sempre com prazer (mais 3 anos).\"

Não levar a vida a ferro e fogo ? O bom humor e as emoções positivas nos ajudam a viver mais e melhor. Portanto, relaxe. Reserve diariamente um momento para fazer o que lhe dá prazer. Pode ser passear no parque, brincar com o cachorro, ler um livro, ouvir música, reunir-se com os amigos, meditar... Ter alegria de viver ajuda normalizar os níveis sanguíneos de adrenalina e de cortisol, os hormônios relacionados ao stress agudo e crônico. Com isso, diminuem os riscos de problemas cardíacos, de comprometimento da memória e de distúrbios do sono (mais 1 ano e meio).

Beber vinho (com moderação) ? O consumo moderado de vinho aumenta as taxas sanguíneas de HDL, o colesterol bom, evitando assim a formação de trombos ? que podem levar ao entupimento arterial e, consequentemente, a infartos e derrames. A bebida é rica em flavonoides, substâncias antioxidantes, que ajudam no combate aos radicais livres, preservando as células das lesões típicas do envelhecimento. Mas atenção: não custa repetir que o álcool em excesso faz um mal danado. Portanto, \"moderação\" não é mera força de expressão. O consumo de vinho tinto não deve ultrapassar duas taças diárias para os homens e metade disso para as mulheres (mais 3 anos).

Referência:

Revista Veja ?edição 2094- ano 42 ? n 1-7 de janeiro de 2009 ? p.p.79/81



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